Médicos mantêm greve

27/04/2012

Médicos mantêm greve

27/04/2012

Durante a tarde desta sexta, 27, o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira e os diretores Mônica Andrade e Manoel Marques estiveram reunidos na secretaria de administração do Governo do Estado. No entanto, a primeira rodada de negociações com o governo, desde o decreto da greve, anunciado no dia 25 de abril não trouxe grandes novidades aos médicos .

A reunião convocada a pedido da governadora, Rosalba Ciarline, abalizou do governo uma tentativa de negociação sem contrapropostas. O único avanço foi o compromisso do governo em apresentar na próxima sexta-feira, (4) uma proposta a ser avaliada pelos médicos e os estudos financeiros, que poderão guiar as negociações.

Na reunião estiveram presentes o titular da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Alber Nóbrega; o chefe do gabinete civil, Anselmo Carvalho e o secretário de saúde, Domício Arruda.

Diante do mesmo quadro, os médicos do Estado mantêm o início greve no próximo domingo (30/04) a partir das 7h da manhã. 

Dentro do regime de greve serão paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do estado.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos médicos do Estado estão: incorporação da gratificação de alta complexidade para todos os médicos, Piso Fenam, criação de uma gratificação de plantão para unidades de saúde de 24 horas, condições de trabalho nas unidades da SESAP, e posição contrária à terceirização proposta nas unidades estaduais.

Outro ponto bastante apontado pelos profissionais é a falta de abastecimento dos hospitais e unidades de saúde, o que tem impossibilitado o atendimento dos pacientes. 

whatsapp button