Médicos estaduais decidem durante assembleia realizar estado de greve

10/09/2013

Médicos estaduais decidem durante assembleia realizar estado de greve

10/09/2013

 Durante a assembleia desta segunda-feira (09/09), realizada no auditório do Sinmed, médicos estaduais do RN decidiram decretar estado de greve durante o processo de negociações salariais e melhorias nas condições de trabalho que acontece entre o Sindicato dos Médicos e a Secretaria de Saúde do Estado.

A greve dos médicos estaduais advém desde 2 de setembro, em forma de operação-padrão, em que realizam o procedimento de atendimento médico com rigor excessivo e sem a paralisação da categoria, nas unidades de urgência e emergência do estado. Durante a primeira semana de greve, também ocorreu a paralização dos atendimentos nas unidades ambulatoriais, CRI e Centro de Saúde Reprodutiva do Alecrim.

A negociação entre o Sinmed e o Sesap foi retomada ontem (09/09), durante uma reunião no gabinete do secretário de saúde do estado. No encontro, o Sinmed apresentou novamente a tabela de escalonamento do Piso Fenam ao secretário de saúde, com a finalidade de discutir possíveis formas de se atingir a perspectiva salarial de forma escalonada até o ano de 2016.

Em resposta, o secretário de saúde do estado, Luiz Roberto Fonseca, confirmou a realização de mais três reuniões entre o Sinmed e a Sesap, para os dias 20 e 27 de setembro e 4 de outubro, todas às 15h30. Segundo o secretário, questões como percentual de aumento, proporções, impacto e o estabelecimento de uma data base para a implantação do piso serão discutidas nos próximos encontros. Ainda em reunião, ficou esclarecido que a proposta que trata da implantação do piso Fenam para a categoria refere-se não à correção do salário base para 21 mil reais, como entendido pela Sesap na reunião anterior, realizada no mês de agosto, mas ao alcance deste valor, no último nível, com dedicação exclusiva e com todas as suas gratificações incorporadas.

O Sinmed também está em negociação com o município para a implantação do Piso Fenam, em forma de escalonamento, além de gratificações e melhores condições de trabalho e segurança nas unidades de saúde. Em reunião realizada no dia 6 de setembro, com o prefeito Carlos Eduardo e o secretário da saúde, Cipriano Maia, foi estabelecida a realização de uma comissão composta por médicos e representantes do município para criarem avanços nas negociações.  A primeira reunião da comissão será realizada no dia 16 de setembro, às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde.

 

whatsapp button