Médicos e profissionais da saúde criticam a falta de segurança nos hospitais

13/07/2015

Médicos e profissionais da saúde criticam a falta de segurança nos hospitais

13/07/2015

 O fim de semana na rede estadual foi ligado à violência. Bandidos tentaram assaltar duas unidades hospitalares em Natal e São José de Mipibu. Na noite desta sexta-feira (10), no hospital pediátrico Maria Alice Fernandes, no Parque dos Coqueiros, um grupo realizou uma troca de tiros contra o vigilante para tentar roubar a sua arma.

O segurança chegou a ser atingido, porém a bala alojou no colete de proteção. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), o tiroteio assustou as crianças internadas e seus familiares.

Marcas de tiros ficaram na parede da recepção. Esta já é a terceira vez que bandidos investem contra o hospital.

Na madrugada desta segunda-feira (13), um veículo do modelo Ecosport alvejou o hospital regional de São José de Mipibu, também com o objetivo de roubar a arma dos vigilantes.

“Esses assaltos demonstram a insegurança no Rio Grande do Norte. Os hospitais, que eram para trazer proteção à população, não existe. O Governo disse que a violência diminuiu no estado, porém as situações que aconteceram neste final de semana não estão demonstrando isso”, afirmou Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde.

Já para Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), os dois assaltos mostram que os médicos estão cada vez mais trabalhando em situações de risco. Segundo Ferreira, antigamente “os hospitais e postos de saúde eram locais mais respeitados”.

“Os bandidos nos respeitavam nos hospitais, pois a gente lhes atendiam quando ficavam feridos. Precisamos de atividades de emergência para garantir a segurança da categoria”, disse.

Simone Dutra, por sua vez, crítica a ação da segurança privada, que é usada para proteger as unidades hospitalares. “Queremos mais programas de segurança e a volta dos policiais. A situação que foi demonstrada neste fim de semana mostra que a segurança privada é ineficiente”, alegou.

O Sindsaúde pretende enviar nesta semana para o Governo do Estado um ofício para elaborar um plano de segurança na rede estadual de saúde. Geraldo Ferreira quer uma audiência com a secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite.

Ferreira sugeriu que tenha reforço policial na parte externa e interna, uma vez que muitos médicos são roubados nos estacionamentos próximos aos respectivos locais de trabalho. “Queremos uma audiência. Era muito raro acontecer este tipo de crimes dentro dos hospitais”, justificou.

Secretário Ricardo Lagreca visita o hospital Maria Alice Fernandes

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, foi ao Maria Alice na manhã de sábado (11) para ouvir os servidores da unidade hospitalar. O titular da pasta se comprometeu de levar o problema ao conhecimento da secretária estadual de Segurança Pública, Kalina Leite, para que providências sejam tomadas.

whatsapp button