Médicos do RN saem às ruas em defesa do SUS

30/07/2013

Médicos do RN saem às ruas em defesa do SUS

30/07/2013

Médicos de todo o Brasil se reuniram hoje em defesa da saúde pública. Em Natal a concentração foi em frente ao Walfredo Gurgel, hospital de referência em urgência e emergência do RN. De lá os médicos saíram em caminhada até a Governadoria onde decidiram esticar o protesto até as imediações do shopping Via Direta, na BR 101.

O presidente do Sinmed e da Fenam, Geraldo Ferreira, defendeu a importância do movimento regional para fortalecer a luta na capital federal nos próximos dias. “Estamos enfrentando um grave ataque e precisamos fortalecer a nossa luta para derrotar este governo”, ressaltou.

Com o intuito de lutar por uma saúde pública de qualidade e por condições de trabalho, a manifestação teve dois eixos fundamentais que são o Ato Médico e o Programa Mais Médicos. “As demais categorias da saúde acabam fazendo o jogo do governo e a divisão do movimento não é boa para a saúde nem para os usuários do SUS”, ressaltou Geraldo.

A manifestação contou com o apoio do senador e médico Paulo Davim (PV) que reforçou o discurso de que os médicos não podem ser os culpados pela crise na saúde. “O problema é de subfinanciamento, é de gestão de recursos, não podemos aceitar que com medidas paliativas o governo coloque a população contra os médicos que tanto se sacrificam em prol de uma saúde de qualidade para todos”, declarou.

A manifestação fez uma parada no cruzamento das ruas Bernardo Vieira com Salgado Filho, onde foi cantado o hino nacional; em frente a Arena da Dunas, onde os manifestantes lembraram da importância de se investir em saúde em detrimento de verbas para a Copa do Mundo; e ainda na passarela que liga os shoppings Via Direta e Natal Shopping, onde mais uma vez, de mãos dadas, os manifestantes entoaram o hino nacional. 

 Confira imagens da manifestação, clicando aqui.

Texto: Ana Paula Costa

whatsapp button