Médicos do RN realizaram protesto em prol da saúde pública e contra a Lei de Conversão 26 (MP 621)

08/10/2013

Médicos do RN realizaram protesto em prol da saúde pública e contra a Lei de Conversão 26 (MP 621)

08/10/2013

Durante a tarde de hoje (8/10) os médicos do RN realizaram uma manifestação contra a precariedade da saúde pública e do trabalho médico e a Lei de Conversão 26 (MP 621), que trata do programa Mais Médicos e coloca em risco a qualidade do atendimento médico para a população.

A concentração começou às 16h e agregou um número significativo de profissionais que questionam a medida ditatorial do governo em retirar dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) a autonomia para a concessão dos registros médicos, desempenhando uma medida política e eleitoreira, sem pensar nos riscos que pode causar a população brasileira.

“Ninguém sabe se este médico que vem de fora tem mesmo o diploma de medicina. Porque o órgão de revalidação do diploma é político. O Ministério da Saúde tem travado apenas relações políticas e não está pensando no bem da população”, afirma a médica Sônia Godeiro.

Dra Mônica Andrade, vice-presidente do Sinmed RN, declarou que “os médicos estão morrendo angustiados por não conseguirem cuidar do seu povo”. E complementou: “Estamos nas ruas em defesa da profissão médica, da categoria e da saúde digna para os brasileiros”.

No último dia 04/10 a Fenam divulgou uma carta esclarecendo a população sobre as contradições do Mais Médicos e os riscos assumidos pelo governo federal ao propor que médicos – sem domínio da língua portuguesa – atendam a população. Cobram ainda a oferta de condições de trabalho e de atendimento, o aumento dos investimentos em saúde (10% da receita bruta); pedem isonomia no valor pago em bolsa ao médico residente brasileiro, que recebe atualmente R$ 2,9 mil por 60/h, enquanto os profissionais do programa são remunerados com R$ 10 mil, para a realização da mesmas atribuições, com carga horária de 40h.

Em uma das falas dos manifestantes, foi citado um pensamento do líder espiritual e pacifista indiano, Mahatma Gandhi:

“Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.”

 


 

whatsapp button