Médicos do RN paralisam por 24h

20/04/2012

Médicos do RN paralisam por 24h

20/04/2012

No dia 25 de abril os médicos de todo o país vão alertar a sociedade e a população usuária de planos de saúde sobre os baixos honorários e as interferências antiéticas praticadas pelas operadoras com uma paralisação de advertência de 24 horas. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos. No Rio Grande do Norte, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do estado e do município de Natal. A paralisação integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam” e será uma estratégia para chamar atenção do governo quanto às reivindicações da classe.

Durante 24h devem ser paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do estado.

Além da paralisação de advertência, os médicos realizam, no mesmo dia, manifestação pública às 8h na Praça Sete de Setembro, localizada em frente à Assembleia Legislativa. Em seguida, às 9h será realizada uma audiência pública sobre a relação médicos e planos de saúde. Às 15h, em mobilização contra as privatizações, o Sinmed e o SindSaúde realizam um abraço ao Hospital Walfredo Gurgel. E a noite, às 19h, a categoria se reúne em assembleia no Sinmed para definir o encaminhamento da campanha salarial, tendo o dia 25 de abril como data limite para as negociações com Governo do Estado.

Segundo o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, os médicos precisam participar de todo o dia paralisação, além de comparecer na assembleia que será decisiva e poderá desencadear uma greve.

Entre as reivindicações dos médicos do Estado estão: o Piso Fenam; a criação de uma gratificação de plantão para unidades de saúde de 24 horas; condições de trabalho nas unidades da SESAP e posição contrária à terceirização proposta nas unidades estaduais.

Piso Fenam 

Os médicos do RN têm encabeçado uma grande luta diante dos governantes ao reivindicar para a categoria o piso salarial indicado pela Federação Nacional dos Médicos, FENAM. Como forma de mobilizar a categoria, o Sinmed RN criou a campanha “Eu quero o Piso Fenam”, divulgada entre os profissionais com base nas reivindicações da classe.

O valor proposto pela FENAM, entidade que congrega todos os Sindicatos da categoria no Brasil, para o piso salarial dos médicos em uma jornada de trabalho semanal de 40 horas é de R$ 19.626,00. Este piso passou a vigorar em primeiro de janeiro deste ano e serve como referência para orientar as negociações coletivas de trabalho nas bases dos sindicatos médicos de todo o país.

O valor é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2011, de 6,08%, e é apoiado nas deliberações do XI ENEM (Encontro Nacional das Entidades Médicas). 

whatsapp button