Médicos do RN paralisam atividades em Defesa do SUS

25/10/2011

Médicos do RN paralisam atividades em Defesa do SUS

25/10/2011

 Os médicos que trabalham em diversos ambientes do SUS no Estado do Rio Grande do Norte paralisaram as atividades nesta terça-feira, 25 durante 24 horas. A mobilização, realizada em todo o país, foi a forma encontrada, pelas entidades médicas, para chamar a atenção das autoridades para a falta de políticas públicas para a saúde nos últimos anos.

O dia foi marcada, por uma manifestação pública em frente à Assembleia Legislativa do RN, com a presença dos presidentes do Sinmed-RN, Geraldo Ferreira e AMRN – Álvaro Barros.

Além deles, representantes de entidades médicas, diversos médicos da rede pública de saúde, além dos sindicatos parceiros como o Sindicatos dos servidores da saúde e do sindicato dos trabalhadores em educação no ensino superior participaram do protesto em defesa de melhor qualidade no atendimento à saúde da população usuária do SUS.

Durante a tarde um grupo de médicos percorreu as principais unidades de saúde do estado para acompanhar o andamento dos serviços.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, durante a paralisação cerca de 300 cirurgias eletivas e dois mil atendimentos ambulatoriais em todo Estado deixaram de acontecer. Em Natal, segundo levantamento do Sinmed, foram suspensas as cirurgias ortopédicas em hospitais da rede conveniada, como o Hospital Memorial, Médico Cirúrgico, cirurgias vascular no Ruy Pereira, além da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, isso por que as cooperativas médicas também aderiram ao movimento não realizando procedimentos junto aos médicos do SUS.

“Ao longo de 20 anos seguimos com um sistema que não funciona. É necessário pressionar a sociedade, através de suas organizações em busca de melhorias para os impasses da saúde em todo o país”, afirmou o presidente do Sinmed.

O encerramento da paralisação aconteceu em uma assembléia avaliativa na Associação Médica do RN, seguido de um show comemorativo ao dia do Médico.

Projeto de lei

A paralisação no Estado funcionou também como um alerta da comunidade médica ao Congresso Federal para que os deputados interfiram no PL 2203/11, que pretende reduzir pela metade os valores pagos aos médicos vinculados a instituições federais.

Cobertura da mídia

Para ver todas as matérias veiculadas na tv e nos jornais impressos do estado clique aqui.

 

 

Confira as fotos da mobilização clicando aqui.

 

whatsapp button