Médicos do Nordeste se reúnem no 2º dia do Enem

30/04/2010

Médicos do Nordeste se reúnem no 2º dia do Enem

30/04/2010

Na sexta-feira (30), pela manhã, foi iniciado o primeiro ciclo de discussões sobre os principais temas ligados à categoria médica no Encontro de Entidades Médicas do Nordeste.

Logo no início, o Dr. Edson Gutemberg do Sinmed-RN apresentou a mesa de abertura convidando os principais representantes de entidades médicas, presidente do Sinmed-RN, Dr. Geraldo Ferreira, presidente da Associação Médica, Dr. Álvaro Barros, Presidente do CREMERN, Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello e o membro da FENAM, Dr. Mário Lins. Logo em seguida, teve início a primeira mesa redonda sobre formação médica presidida pelo Dr. Luiz Barbalho que abordou a temática das escolas médicas.

No segundo momento, o palestrante foi o 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital, que destacou o perfil do formando egresso em medicina, com destaque para as competências e habilidades. Ainda nas discussões sobre a residência médica, foram expostas as perspectivas e atuais condições da fase de experiência e aprendizado prático dos egressos na residência.

“Há uma preocupação no que diz respeito à formação médica. As escolas médicas e de residência merecem maior atenção", disse o Dr. Lairson Vilar, da Associação Médica Brasileira (AMB), um dos debatedores da mesa.

Na terceira e última temática da manhã, o palestrante foi o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do RN, Dr. George Dantas, que falou sobre os principais passos para o processo de revalidação do diploma médico, que seguem os prazos fixados pelas universidades. Diante do tema apresentado, os médicos puderam discutir sobre o dificuldade da revalidação do diploma obtido no exterior.

Encerradas as discussões, foi iniciada a plenária para avaliar a síntese das novas propostas dos encontros estaduais em torno dos seguintes temas abordados: Formação Médica, Escolas Médicas, Residência Médicas e Revalidação de diplomas. Nesse momento, os profissionais puderam votar as principais reivindicações médicas discutidas durante toda manhã.
 

whatsapp button