Médicos do município participaram de audiência com secretário de saúde

18/06/2013

Médicos do município participaram de audiência com secretário de saúde

18/06/2013

Em meio ao caos da rede de saúde do município de Natal quando, de acordo com o Jornal Tribuna do Norte, 15 unidades da rede pública de assistência à saúde de Natal podem fechar as portas, o Sinmed se reuniu ontem a noite (17) com o secretario de saúde, Cipriano Maia, para debater a precariedade dos hospitais.

Vários médicos lotados nas unidades do município participaram da reunião e a grande parcela destes, lotados na maternidade das Quintas.

As principais reivindicações surgiram após o fechamento da maternidade Leide Morais, o que elevou a sobrecarga dos profissionais da maternidade das Quintas. Até agora, de acordo com os médicos da unidade, apenas os leitos foram transferidos de maternidade – totalizando 15 leitos a mais. Os insumos, medicamentos, equipamentos e profissionais ainda não foram alocados para as outras unidades de saúde ainda em funcionamento.

Com relação a este assunto, o secretário de saúde, Cipriano Maia, informou que não estava a par da situação e se comprometeu a resolver o problema da junção das escalas dos profissionais (médicos, enfermeiros e auxiliares) da Leide Morais e das Quintas, ainda esta semana. Todo o equipamento e material de uso médico serão redistribuídos entre as unidades de saúde que necessitem, como a maternidade das Quintas e de Felipe Camarão.

Os problemas com a falta de estrutura dos alojamentos e insegurança também foram reivindicados durante reunião. De acordo com os relatos, todas as unidades de saúde sofrem com a insegurança, pois apenas os guardas patrimoniais fazem a segurança do local e em apenas parte do dia. Na maternidade das Quintas, por exemplo, já foram registrados 18 arrombamentos a carros e roubos a funcionários, além das agressões físicas que os médicos sofrem dos pacientes.

Foi apontado como solução, pelo secretário de saúde, para melhor segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes que frequentam as unidades de atendimento 24h, a contratação de segurança privada, a ser implementado em até 60 dias.

“Já estamos discutindo este tema, no âmbito do município, com a secretaria de defesa social e a guarda municipal, no sentido de construir um plano integrado de segurança para todos os serviços de maior atenção, como saúde, educação e a assistência social. No entanto, para as unidades de atendimento 24h, nós vamos ter que construir uma saída de contratar segurança privada, porque o contingente da guarda patrimonial é insuficiente para dar conta da demanda”, afirma Cipriano.

Concurso público

A carência de profissionais para cobrir a rede deve ser sanada com a realização de contrato temporário e, até início de 2014, a prefeitura deve realizar novo concurso público para várias áreas da saúde, inclusive medicina.

De acordo com Cipriano, no momento a Secretaria está dimensionando a real necessidade de profissionais no município e deverá encaminhar o projeto do concurso para a Câmara dos Vereadores.

Campanha salarial 2013

O Sinmed apresentou como proposta para a Secretaria de Saúde do Município, inicialmente, a incorporação das gratificações aos salários dos médicos.

O Secretário alega que a situações do orçamento do município é crítico, mas se comprometeu a analisar a situação da Responsabilidade Fiscal para responder aos médicos quanto a viabilidade desta incorporação.
 

whatsapp button