Médicos do município de Natal realizam paralisação de advertência

13/05/2014

Médicos do município de Natal realizam paralisação de advertência

13/05/2014

Está marcada para a próxima terça-feira (20), uma paralisação total dos atendimentos médicos municipais em Natal. Em assembleia ocorrida na noite de ontem, no Sindicado dos Médicos do RN – Sinmed – RN, os profissionais do município decidiram pela paralisação de um dia e realização de um ato público, em frente à maternidade das Quintas, às 9h da manhã. Uma nova assembleia ocorre no dia (19), para provável votação de indicativo de greve e organização de um calendário de manifestações.

Os médicos municipais cobram a resposta imediata da prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde- SMS, a respeito de reivindicações por melhores condições de trabalho. O local do ato público foi escolhido devido ao estado de sucateamento da unidade e constantes denúncias de carência de insumos básicos, água, medicamentos, material de limpeza, equipamentos, e até mesmo presença de animais.

A retomada das negociações acerca da incorporação de parte do adicional de insalubridade ao salário base também é uma das reivindicações da categoria. Em audiência realizada no fim de março com o prefeito Carlos Eduardo, e procuradores do município, o secretário de saúde, Cipriano Maia, se comprometeu em apresentar no início de abril um estudo de impacto para a reivindicação do Sinmed-RN, o que ainda não ocorreu.

Os profissionais cobram ainda uma revisão da Portaria nº 050, publicada pela SMS em março, que estabelece regras complementares sobre critérios de fixação do quantitativo de plantões permitido para estabelecimentos da rede municipal de saúde. A portaria fixa o número mínimo de plantões a ser executado pelos profissionais, sem, no entanto, definir limite máximo, o que deixa os profissionais à mercê da administração das unidades.

Serviço:
Manifestação dos médicos do Município de Natal
Data: 20 de maio
Hora: 9h
Local: Maternidade das Quintas

 

Informações: 3222-0028
 

whatsapp button