25/11/2015
25/11/2015
São mais de 30 dias aguardando o pagamento dos plantões eventuais da prefeitura de Parnamirim e até agora nada. A informação da Secretaria de Saúde do município é de que o pagamento será efetuado até a próxima sexta-feira, dia 27. E este é o prazo para que ele seja de fato efetuado ou, na próxima assembleia dos médicos, dia 01/12, a greve pode ser decretada.
De acordo com Ricardo Cobucci, servidor do município e diretor do Sinmed RN, o pagamento dos plantões eventuais não tem mais data fixa para acontecer, como se dava até três meses atrás. Para este mês existem promessas e a categoria não pretende mais aguardar.
Além disso, o acordo de reajuste de plantões, realizado em janeiro deste ano, até o momento não foi cumprido. O acordo entre os médicos e o prefeito do município de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, era de que o Projeto de Lei seria encaminhado para a Câmara dos Vereadores e aprovado até o dia 30 de outubro.
O reajuste é de 10,5%, com os pagamentos retroativos ao mês de janeiro de 2015, sendo pagos a partir de janeiro de 2016.
PSF
Os médicos do PSF também podem aderir a mobilização de greve dos plantonistas a partir do dia 1° de dezembro. Isso porque um outro acordo feito entre a prefeitura e a categoria vem sendo descumprido.
Existia um acordo, devido a não possibilidade do município de fazer reajuste salarial, de diminuição de carga horária, onde os médicos trabalhavam 30 horas semanais, com os salários congelados a vários anos. Agora, os médicos devem cumprir uma carga horária de 40 horas, sem o aumento no valor dos vencimentos.
Até o momento 16 médicos do PSF já pediram demissão da prefeitura e outros médicos ameaçam fazer o mesmo caso a situação não seja resolvida.
A categoria também participa da assembleia no próximo dia 1° de dezembro, 19h, no Sinmed, para discutir greve na saúde de Parnamirim.