Médicos de Natal retomam movimento de greve

15/07/2014

Médicos de Natal retomam movimento de greve

15/07/2014

 

Os médicos do município de Natal decidiram em assembleia na noite de ontem (14), no Sinmed, a retomada da greve paralisada por ordem judicial durante o período da copa do mundo.

A greve reinicia hoje (15) e todas as unidades de saúde do município devem interromper os atendimentos médicos. Porém, a categoria informa que apenas os agendamentos feitos previamente para atendimento na data de hoje serão respeitados.

Na segunda-feira, dia 21/7, será realizada nova assembleia para avaliar o movimento e analisar algum possível posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Os médicos reivindicam a incorporação das gratificações em parcela única para o mês de agosto, a atuação de uma comissão de médicos para a criação de um plano que busque a implantação do piso Fenam, piso salarial da Federação Nacional dos Médicos, até o ano de 2018; e demandas relativas a melhores condições de trabalho, abastecimento e recuperação estrutural das unidades de saúde.

Acompanhe o cronograma:

*Médicos do município de Natal deflagram greve no dia 26 de maio.

*Após rodada de negociação com prefeito, foi mantido o ESTADO DE GREVE.
Porém, o atendimento nas unidades de saúde voltou ao normal.

*A proposta da Secretaria Municipal de Saúde foi rejeitada pelos médicos e inclui a incorporação das gratificações em três parcelas até 2016. Segundo o secretário, Cipriano Maia, as unidades de saúde devem ser reabastecidas com medicamentos até o fim de julho, no entanto, não há nenhuma previsão para as reformas estruturais e compra de outros itens necessários.

*Em assembleia realizada no dia 09 de junho os profissionais da rede municipal de saúde decidiram pela retomada da greve que estava temporariamente suspensa, em virtude das negociações com a prefeitura.

*A Procuradoria Geral do Município entrou com ação no Tribunal de Justiça para impedir a continuidade da greve dos médicos do município de Natal durante a copa do mundo. O desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho emitiu parecer favorável a ação e estipulou, caso houvesse descumprimento da decisão, a penalidade de uma multa diária de R$ 20 mil, além de cobrança de R$ 2 mil aos presidentes dos sindicatos, individualmente. Por este motivo, o Sindicato dos Médicos do RN suspendeu a greve a partir do dia 12 de junho.

*Dia 14/7, em assembleia, a categoria debateu as propostas da prefeitura e decretou o retorno a greve.

*Dia 15/7, paralisação por tempo indeterminado dos serviços médicos no município.

 

whatsapp button