Médicos de Mossoró votam indicativo de greve

11/05/2011

Médicos de Mossoró votam indicativo de greve

11/05/2011

Em assembleia realizada na segunda-feira (9),  em Mossoró, os médicos da cidade votaram por apoiar o indicativo de greve que deve ser realizado no próximo dia 18.

A Assembleia Geral Extraordinária aconteceu no auditório do Hotel Thermas e contou com a presença de diversos médicos. Os principais problemas apresentados pela categoria na regional, e que podem desencadear uma greve são:  falta de profissionais,  falta de condições de trabalho e  sobrecarga.

Segundo a vice-presidente do Sinmed, Mônica Andrade, a falta de médicos na cidade é algo generalizado e há uma grande sobrecarga para os poucos médicos do estado lotados no segundo mais populoso município do Rio Grande do Norte.

Para o Dr. Ronaldo Fixina a greve geral no estado é certa. Ele informa que a quantidade de médicos é insuficiente para a demanda do estado. Por orientação do sindicato, os profissionais dão, no máximo, 10 plantões por mês. Isso acarreta em consequências para os pacientes, pois os hospitais passam dias sem especialistas como ortopedistas, anestesistas ou cirurgiões. 

"A situação é gravíssima. Estamos todos revoltados. Vamos fazer um movimento forte, uma campanha para politizar os médicos e pacientes", informa Dr. Ronaldo.

Uma outra assembleia já foi marcada para a próxima (19) em local a ser definido.

Reivindicações

Durante a assembléia os médicos de Mossoró também endossaram o documento enviado pelo Sinmed  a Secretaria Estadual de Saúde no último mês, o qual sugeria à secretaria a criação da gratificação de urgentista no valor de R$ 3.000,00; a criação do perfil de médico urgentista da rede, carga horária máxima de plantões para 40 horas semanais de 8 plantões de 12 horas ou 4 plantões de 24 horas; manutenção de todos os serviços de pediatria da rede estadual; a convocação de concursados para recomposição de escalas e elaboração de calendário de pagamento dos atrasos de 1/3 de férias, plantões por indenização e salário dos recém contratados.

E ainda a proposição de um novo reajuste salarial, pretendido para os médicos este ano, no valor mínimo de 6,86%.

Na assembleia, os médicos Mossoroenses tiveram também a oportunidade de conhecer melhor a Cooperativa de Crédito para trabalhadores na área da saúde, a Sicoob CrediSaúde.

whatsapp button