Médicos da Maternidade de Parnamirim podem entrar em greve

25/11/2010

Médicos da Maternidade de Parnamirim podem entrar em greve

25/11/2010

Na próxima segunda-feira (29.11) os médicos obstetras e pediatras da Maternidade Divino Amor, de Parnamirim realizam assembléia que poderá declarar estado de greve.

Entre as principais reivindicações dos 50 médicos da maternidade está o retorno do vinculo dos médicos através da Coopmed, que desde o dia 30 de setembro trabalham sem vínculo legal; a colocação de um 4° obstetra por plantão devido à demanda; além de condições mínimas de trabalho para os médicos e pacientes, pois faltam lençóis para os pacientes ocuparem os leitos, toalhas, luvas, material cirúrgico e de limpeza .

Outra reivindicação dos médicos é o retorno do médico obstetra, Ricardo Cobucci exonerado na última semana dos quadros da prefeitura de Parnamirim, num quadro típico de perseguição política.

Segundo Dr. Ricardo Cobucci, a maternidade Divino Amor, em Parnamirim atende hoje cerca de 40 municípios. O que é uma demanda considerável e a necessidade de 4 obstetras por plantão, ao invés de 3 é algo indiscutível . Em relação a sua exoneração, o médico afirma que ela foi proporcionada pela insatisfação dos gestores do município diante das suas reivindicações de melhorias no funcionamento precário da maternidade.
Para Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed o posicionamento da prefeitura de Parnamirim é mais uma face cruel do quadro de falência gerencial da saúde. “Submetidos aos arroubos e vontades dos prefeitos, os médicos tem que silenciar e serem coniventes, caso contrário são afastados, por que na maioria dos casos os contratos são temporários ou apenas verbais, sem qualquer segurança para os profissionais”, afirmou.

A assembléia acontece na sede do Sinmed a partir das 19h.

whatsapp button