Médicos contarão com um novo manual de condutas

26/10/2010

Médicos contarão com um novo manual de condutas

26/10/2010

“Manual de Condutas em Obstetrícia” é o título do livro a ser lançado na manhã de hoje, no anfiteatro Leide Morais da Maternidade Escola Januário Cicco, que retrata, basicamente, como se executa os procedimentos clínicos e atendimentos feitos a parturientes, entre outros pacientes, que utilizam aquela instituição vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diretor-geral da Maternidade Januário Cicco, médico Kleber de Melo Morais, diz que o livro tem uma tiragem de dois mil exemplares e será distribuído, gratuitamente, a todos os médicos obstetras e toco-ginecologistas que atuam nos 167 municípios do Rio Grande do Norte e ainda para universidades do Brasil e até do exterior. “A obra diz o que deve ser feito durante o atendimento ao paciente, durante o plantão”.

Kleber Morais coordenou a publicação do livro, que pode indicar, para um profissional que atua no interior, por exemplo, se num caso de pegar uma parturiente com um tipo de sangramento, “se é necessário encaminhá-la para fazer cirurgia em Natal ou se pode ser cirurgiada no interior mesmo”.

Morais disse que o livro, com lançamento previsto para começar às 8 horas, é aguardado com muito interesse pelos estudantes, professores e profissionais da área de Obstetrícia e Toco-ginecologia, pois o último manual desse tipo foi publicado em 1975, pelo então diretor da maternidade, o professor Leide Morais.

Segundo ele, o Manual foi escrito pelos médicos da Maternidade Januário Cicco, com a orelha e contracapa escritas, respectivamente, pelos médicos Armando Negreiros e Iaperi Araújo, membros da Academia Norteriograndense de Letras (ANL) e também professores da Maternidade, sendo o segundo o diretor do Departamento de Toco-ginecologia.

“O médico poderá estar no local mais distante e vai saber o que fazer durante um atendimento, com o manual de condutas de uma Maternidade que é referência e tem de se preparar para a pesquisa, ensino e extensão, além de dar atenção aos pacientes”, destacou Morais, considerando que desde a publicação de 1975, a Medicina evoluiu muito, inclusive em termos tecnológicos.
 

whatsapp button