29/09/2011
29/09/2011
Médicos e jornalistas deram início hoje (29) a uma jornada de palestras e mesas-redondas, no Sindicato dos Médicos do RN. É a segunda edição do Seminário Regional Médico Mídia NE, evento que busca o entrosamento das duas profissões para uma maior qualidade na veiculação de notícias da área médica.
A abertura aconteceu pela manhã com a participação do Presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, e o Secretário de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos, Waldir Cardoso. Participaram também, a vice-presidente do Sinmed, Mônica Cristina, e Edson Gutemberg, Secretário de Educação Permanente da Fenam. Em seguida, o secretário da Fenam apresentou a palestra “Como trabalhar a Comunicação Sindical para os Associados e para a Mídia”.
Durante a palestra de abertura proferida pelo secretário de comunicação da Fenam, Waldir Cardoso sobre comunicação sindical o médico abordou a importância e as diversas formas para se trabalhar esse tipo de comunicação.
Na sua fala destacou ainda, que atualmente para uma entidade médica a comunicação é peça fundamental no contato com os associados e que através dela é possível construir uma imagem em busca de credibilidade.
“A comunicação sindical precisa contar com o apoio de uma boa e confiável equipe de comunicadores, mas o mais importante para a entidade é transparecer os seus valores buscando conquistar o associado”, acrescentou o secretário da Fenam.
Dando continuidade a programação a mesa-redonda “Quem é o jornalista, o que ele pensa e o que espera do entrevistado?”, com o jornalista Cassiano Arruda Câmara, e “Quem é o médico, o que pensa e o que espera do entrevistador?” com a exposição de Mário Lins, diretor de finanças do Sindicato dos Médicos do Pernambuco.
À tarde os debates se concentraram nas ações da assessoria de comunicação. A primeira atividade foi uma palestra-prática “Media training – o que é e qual é a importância do media training para dirigentes de entidades médicas”, onde o palestrante Gustavo Farache falou sobre a importância do treinamento para uma boa conduta do entrevistado. E a mesa-redonda “Linguagem e expressões – Como fazer a mídia entender o ‘mediquês’?”, com o expositor Tarcísio Campos, Presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba.
Encerrando as atividades do dia, os participantes prestigiaram apresentação musical de Mazinho Viana e Regina Casaforte.
Na sexta-feira (30), a programação tem início às 8h30 e prossegue até às 17h.