Médico do RN recebe prêmio nacional por pesquisa científica

16/09/2014

Médico do RN recebe prêmio nacional por pesquisa científica

16/09/2014

O médico potiguar Levi Jales recebeu a premiação de melhor pesquisa clínica em dor do 11º Congresso Brasileiro de Dor – CBDor, promovido pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor- SBED, entre os dias 3 e 6 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Pela primeira vez um médico do RN foi agraciado com o prêmio nacional de reconhecimento pela relevância da pesquisa apresentada, intitulada: “Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no controle da dor em pacientes com fibromialgia, avaliados clinicamente e por spect cerebral”.

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado em medicina pelo Centro de Ciências da Saúde, o Drº Levi Jales atua como diretor científico da Associação Médica do RN e presidente da Sociedade Norte Riograndense para estudo da dor – SONRED

Com o tema "Evidência e Prática Clínica", a programação científica do 11º CBDor teve como objetivo promover a troca de experiências e a atualização dos profissionais, bem como aproximar a prática da "Saúde baseada em Evidências" à prática clínica do dia-a-dia no contexto do paciente com dor.

Sobre a SBED

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) é uma entidade sem fins lucrativos, que conta com profissionais de várias áreas de saúde. Fundada por um grupo de médicos em agosto de 1983, tem como objetivo desenvolver pesquisas e estimular estudos sobre a ocorrência e o tratamento da dor crônica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor crônica é, em geral, fruto de uma lesão ou disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC).

Somente nos Estados Unidos, acarreta um prejuízo anual de 550 milhões de dias de trabalho perdidos. No Brasil, embora não existam pesquisas amplas sobre o tema, sabe-se que esse problema acomete milhões de pessoas. Por aqui, também há pouca informação sobre a dor crônica, o que prejudica sua identificação.

Por isso a SBED, representante nacional da International Association for the Study of Pain (IASP), tem promovido campanhas para esclarecimento dos médicos e pacientes e desenvolvido programas, junto a organizações governamentais, para o melhor atendimento dos doentes com dor em estados terminais.

O objetivo é fazer com que o profissional de saúde se informe sobre essa doença e mostre ao paciente que ela poderá ser tratada como são, por exemplo, a cefaleia, a hipertensão, a diabetes e a epilepsia. A entidade também promove e estimula o intercâmbio com sociedades envolvidas no estudo e tratamento da dor. Profissionais de qualquer área podem ser sócios da SBED ou mesmo instituições que compartilhem com o objetivo de aliviar o sofrimento dos doentes de moléstias agudas e crônicas, como as neurológicas, músculo-esqueléticas, câncer e doenças infecciosas(AIDS, herpes-zóster e hanseníase), entre outras.
 

whatsapp button