Marcha do Fio de Aço ganha as ruas e movimenta população

26/01/2013

Marcha do Fio de Aço ganha as ruas e movimenta população

26/01/2013

Médicos do Rio Grande do Norte realizaram no final da manhã deste sábado (26), em Natal, um protesto contra as condições alarmantes em que se encontra a saúde pública no estado, percorrendo trechos das avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho – entre a Associação Médica do RN e o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. A ‘Marcha do Fio de Aço’, como foi chamado o ato, recebeu este nome em alusão à falta de fio de aço para fechar um paciente durante uma cirurgia de emergência realizada no próprio Walfredo Gurgel – maior unidade pública de saúde no estado. A situação levou o cirurgião Jeancarlo Cavalcanti, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, a filmar o caso. As imagens foram exibidas pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, no último dia 17.

Após a divulgação do vídeo, Jeancarlo foi denunciado pelo secretário estadual da Saúde, Isaú Gerino, ao Conselho Federal de Medicina e ao próprio Conselho Regional de Medicina. “Fui alvo das denúncias e acusado de ser antiético porque falei a verdade. Dizem que imagens valem mais que mil palavras, por isso decidi mostrar o caos em que se encontra a nossa saúde. Foi isso o que eu fiz”, defendeu-se o médico.

A manifestação contou com adesão de diversas entidades e grupos. Entre eles o Sindasaúde, Soern, Sintest, OAB,  Conselho Regional de Odonto e Bicicletada Natal. O senador Paulo Davim e os vereadores Amanda Gurgel, Marcos do Psol, Hugo Manso e Sandro Pimentel também estiveram presentes. 

Greve

No próximo dia 29, a greve dos médicos do Estado completa 9 meses. O Sindicato dos Médicos do RN disse que a categoria foi surpreendida, no último dia 15, com uma nota oficial do governo anunciando, compulsoriamente, o reajuste para os médicos e corte do ponto para os grevistas. “Ainda assim, os médicos mantiveram o movimento grevista, visto que, haviam outras reivindicações. Nossa luta não é somente e nem principalmente por questão salarial. Lutamos por melhores condições de trabalho. Ao que parece, o Governo não sabe ou não quer saber disso. Lutamos por dignidade”, declarou o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Clique aqui e confira o álbum de fotos da manifestação.

whatsapp button