Manifestação reúne sindicatos da saúde do RN

27/08/2013

Manifestação reúne sindicatos da saúde do RN

27/08/2013

 

Aconteceu hoje (27) a manifestação promovida pelo Sinmed RN que buscou chamar a atenção do governo para as reivindicações de melhorias trabalhistas na área da saúde. O ato teve início em frente ao Centro Clínico Zeca Passos e contou com a participação do Soern, que se uniu ao Sindicato dos Médicos para realizar uma passeata até a sede da prefeitura de Natal.

Segundo o diretor do Sinmed, Manoel Marques, essa é uma luta conjunta de toda a área da saúde. “Não queremos a precarização do nosso trabalho e médicos importados do exterior, porque hoje são os médicos, mas amanhã serão outros profissionais.”, ressaltou o diretor. A respeito do piso salarial médico, Manoel Marques relatou que há uma distorção do que é apresentado para a população do real valor pago aos médicos estaduais e municipais. “Na verdade, um médico da prefeitura recebe hoje em torno 1.500 reais de salário base”, afirmou Manoel.

De acordo com o presidente do Soern, Dr. Ivan Tavares, os sindicatos da saúde no estado também reivindicam mais verbas para a saúde, mais projetos estaduais na área e a carreira SUS.

O manifesto também contou com a presença de estudantes da área de saúde. Segundo a estudante de odontologia da UFRN, Samara Martins, é importante que os alunos também participem dessa causa. “Estamos aqui porque achamos importante fazer a defesa da saúde pública da nossa cidade que está cada vez mais sucateada e não está tendo a sua devida importância”.

Hoje (27) ainda ocorre ao longo do dia a paralisação parcial da categoria médica e, das 16h às 16h30, a paralisação total das suas atividades.
 

whatsapp button