LIBERDADE E IGUALDADE – Editorial

24/04/2016

LIBERDADE E IGUALDADE – Editorial

24/04/2016

Na Declaração da independência Americana, escrita por Thomas Jefferson, há o reconhecimento de que todos os homens nascem iguais e têm entre os direitos inalienáveis a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Notamos que em relação à igualdade há o reconhecimento de que nascem iguais, mas a partir daí a liberdade, como instrumento do livre arbítrio, constrói o caminho de cada um. A possibilidade de interferência nessa liberdade é a proteção do outro, na parte que toca a si próprio o ser é soberano.

Há duzentos anos Adam Smith definia ao soberano ou ao governo três obrigações: a proteção da sociedade contra a violência e a invasão de outros países, a proteção dos membros da sociedade contra a injustiça e a opressão de outro membro, ou seja, implantar um sistema de justiça, e terceiro cuidar de certas obras ou instituições públicas, que um pequeno número de indivíduos não teria interesse ou capacidade de manter.

Quase tudo que fazemos tem algum efeito sobre terceiros, isso justificaria o governo intervir em quase todas as esferas, mas isso é uma falácia, as medidas do governo também impactam sobre terceiros, impondo custos a terceiros inocentes ou concedendo benefícios a outros sortudos.

Uma sociedade que põe a igualdade acima da liberdade, no sentido de igualdade não de oportunidades, mas de resultados, terminará sem uma ou outra. O uso da força para se obter a igualdade vai destruir a liberdade, e a força, inicialmente adotada para bons propósitos, terminará nas mãos de gente que a usa para promover seus próprios interesses.

A sociedade que põe a liberdade em primeiro lugar terminará tendo como feliz subproduto liberdade e igualdades maiores. E por que uma sociedade livre gera maior igualdade? Porque movida pelos interesses individuais lícitos as pessoas colaboram, interagem, negociam e fazem trocas voluntárias, gerando mobilidade e diversidade, e nesse jogo de oportunidades o desfavorecido de hoje pode ser o privilegiado de amanhã, assim a vida se torna mais plena e mais rica.

Dr. Geraldo Ferreira – Pres. Sinmed RN
 

whatsapp button