02/05/2014
02/05/2014
A comemoração do dia do trabalhador do Sinmed RN terminou com um jantar dançante que teve início por volta das 21h, no Boulevart Recepções. Estiveram presentes os médicos potiguares, familiares e amigos, médicos de diversos estados da federação, a diretoria da Fenam e Sinmed RN além de representantes de sindicatos e instituições ligadas à saúde.
A cantora potiguar Valéria Oliveira foi a primeira atração da noite, com o show “Em águas claras”, montado em homenagem à Clara Nunes. O repertório que incluiu clássicos como “Tristeza pé no chão”, "Conto de Areia" e "O mar serenou", fez parte dos convidados cair no samba.
Após a apresentação o cerimonial chamou ao palco a diretoria da Fenam, do Sinmed RN, os representantes dos sindicatos médicos dos demais estados, representantes dos sindicatos de odontologia, enfermagem, dos servidores da saúde do município de Natal, Federação Interestadual dos Odontologistas , Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e dos estudantes de medicina e odontologia da UFRN e da UNP, para os discursos da noite.
Após o hino nacional brasileiro teve início a fala do presidente da CNTU, Murilo de Celso Pinheiro. Em seguida o senador Paulo Davim cumprimentou o presidente do Sinmed RN e da Fenam, Geraldo Ferreira, pelo incentivo nas lutam em busca de uma saúde melhor para todos. “O Brasil enfrenta um momento de grande vontade e coragem. Não faltará disposição para todos nós. Este é o ano de construir uma história nova. O medico é um vetor de transformação social e essa é uma responsabilidade intransferível. Estamos cansados da saúde que não é universal e da saúde pacote de propaganda do governo”, disse o senador.
O lançamento do livro “40 anos da Fenam” ocorreu durante a solenidade, o livro foi idealizado com o objetivo de preservar e registrar a história de conquistas da federação. Também foi apresentada aos médicos associados ao Sinmed RN a terceira fase do Programa de Benefícios para os Médicos – Probem, que tem como novidade o projeto qualidade de vida, que disponibiliza aos médicos uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, assistente social e educador físico para atendimento e aconselhamento. A Vice Presidente do Sinmed RN, Mônica Andrade, entregou a cartilha do Probem ao estudante de medicina, André, simbolizando o lançamento oficial do projeto.
Na sequencia foi entregue ao Dr. Jorge Luiz do Amaral a comenda Charles Damian, em homenagem e reconhecimento à sua liderança e participação frente aos movimentos médicos e os bons serviços prestados à sociedade.
Emocionado o médico fez um agradecimento aos médicos do RN que representaram momentos de sua vida de luta médica e comentou também a declaração da presidente Dilma Rousseff, que em pronunciamento disse que os profissionais cubanos do Mais Médicos, são mais atenciosos que os brasileiros “Não podemos aceitar que Dilma jogue profissionais de outros países contra a gente. Temos que fazer do primeiro de maio um dia de luta de combate à este tipo de declaração”.
Geraldo Ferreira, presidente da Fenam e Sinmed RN, encerrou os discursos chamando a classe a fazer algumas reflexões sobre as lutas diárias e conquistas. “Temos travado uma luta de vida ou morte com o governo, sofremos o maior ataque da história. Mas respondemos ao governo com nossas manifestações. Não aceitamos médico sem revalida e técnico sem formação adequada. Os médicos brasileiros são muito bem preparados, mas são pouco valorizados e reconhecidos”. Terminou afirmando que a unidade dos médicos brasileiros não será abalada, e que o Sinmed RN e Fenam continuarão na defesa dos profissionais.
A festa teve continuidade com um jantar e a apresentação da banda Grafith, com clássicos dos 60, 70 e 80, além das músicas autorais que chamaram os convidados para dançar e continuar a comemoração.