HUOL implanta o PROVAB na seleção de Residência Médica

26/12/2012

HUOL implanta o PROVAB na seleção de Residência Médica

26/12/2012

 

Ainda no final deste ano, sai a lista da primeira turma de médicos aprovados nos cursos de Residência Médica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), contemplados com o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

Criado em dezembro de 2011, o PROVAB é uma das estratégias do governo para tentar fixar médicos em regiões com carência desses profissionais, como a Amazônia, o Nordeste, as periferias dos grandes centros urbanos e cidades afastadas das capitais.

Para estimular a ida para essas áreas, é oferecida pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência para os médicos que tiverem bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa. O governo financia ainda especialização em Saúde da Família e cursos à distância.

Em seu primeiro ano de vigência em todo país, a pontuação que facilita o acesso à Residência não alterou significativamente o número de interessados no PROVAB. Menos de 20% das vagas para médicos, oferecidas pelo Programa, foram preenchidas. Das duas mil vagas abertas para atuação na saúde básica, apenas 366 profissionais foram contratados, segundo dados do Ministério da Saúde.

Residência Médica no HUOL

O Hospital Universitário Onofre Lopes oferece de duas a dez vagas, variando de acordo com as especificidades das trinta e uma especialidades do Programa de Residência Médica. As vagas são geridas pelo Ministério da Saúde.

Em sua maioria, os cursos têm duração de dois anos, podendo se estender por mais um ano para especialização de área. No caso da Neurocirurgia a duração é de cinco anos. O Onofre Lopes, assim como outros hospitais, tem apresentado dificuldades em preencher as vagas disponíveis para a especialidade de Medicina da Família e Comunidade.

Todos os anos o HUOL, em parceria com o Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), realiza a seleção dos candidatos em três fases: na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é aplicada uma prova objetiva; na segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos realizam uma prova teórico-prática baseada em análises de casos clínicos; e na terceira fase, de caráter classificatório, é atribuída uma pontuação baseada na Análise Curricular do candidato.

O resultado do processo seletivo realizado este ano será divulgado até o final de 2012. A COMPERVE estima que a próxima seleção aconteça no segundo semestre de 2013. As publicações de novos editais podem ser acompanhadas no site da COMPERVE:www.comperve.ufrn.br.

 

* O Sindicato dos Médicos do RN é contrário ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, veja porque : Sindicatos do Nordeste emitem nota a respeito do PROVAB

 

 

 

whatsapp button