Hospital Severino Lopes suspende atendimento pelo SUS

29/12/2014

Hospital Severino Lopes suspende atendimento pelo SUS

29/12/2014

A direção do Hospital Severino Lopes (HSL), antiga Casa de Saúde de Natal, enviou, na manhã do dia 26 um comunicado à Secretaria Municipal de Saúde informando a suspensão do recebimento de pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos conveniados através do SUS. A instituição passa, ao longo dos anos, por dificuldades financeiras, e está com grave desiquilíbrio financeiro devido aos baixos valores pagos pelas diárias hospitalares (R$ 43,73), valor que,  segundo a diretoria, é insuficiente para pagar as seis refeições diárias oferecidas aos pacientes.

Além dos atrasos nos pagamentos dos funcionários que não recebem desde o mês de novembro, e também não receberam o 13º salário existe o risco de desabastecimento da instituição e queda na qualidade dos serviços prestado aos usuários, uma vez que também há dívidas com os fornecedores.

A secretária interina da SMS Natal, Márcia Pellense, foi comunicada através de ofício da decisão. Entretanto, a direção do HSL informou que essa suspensão poderá ser revertida se a SMS atender, dentro de um prazo de 10 dias, as seguintes solicitações: o pagamento retroativo contando a partir de 01.12.2014, do valor de R$ 300,00 por diária, de acordo com o que a portaria 148 do GM-MS paga aos hospitais clínicos pelo tratamento de dependentes químicos;  o pagamento dos serviços prestados pelo HSL a SMS dos meses de outubro e novembro de 2014 e a assinatura imediatamente do contrato de prestação de serviços entre o hospital e a secretaria.

Além da secretaria, também foram informados da situação a OAB-RN e a direção do Hospital Dr. João Machado. Atualmente o hospital assiste 160 pacientes conveniados através do SUS. 

whatsapp button