Hipertensão atinge quase 100 mil no Rio Grande do Norte

27/04/2010

Hipertensão atinge quase 100 mil no Rio Grande do Norte

27/04/2010

 

Uma doença silenciosa vem acometendo um número cada vez maior de pessoas em todo o Brasil. A hipertensão arterial ou a pressão alta, como é mais conhecida, ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, ontem, no Dia Nacional de Combate a Hipertensão, nos últimos três anos a doença avançou para 24,4% da população diagnosticada com a enfermidade no Brasil. O Rio Grande do Norte tem mais de 97 mil pessoas com idades entre 15 a maiores de 80 anos portadoras de hipertensão.

A doença avançou nos últimos dez anos, de acordo com os dados do DATASUS. Segundo a subcordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, em 90% dos casos a hipertensão é hereditária dos pais, mas outros fatores influenciam nos níveis de pressão. "O consumo de bebidas alcoólicas, fumo e obesidade, além do consumo excessivo de sal podem levar à hipertensão".

 

No Estado, a incidência da hipertensão é maior entre asmulheres acima de 50 anos. Ainda segundo Juliana, "a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio, ao longo dos anos". Na capital potiguar, quase 11 mil pessoas sofrem com hipertensão. No Dia de Combate à Hipertensão, A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto de verificação de pressão no Alecrim. No próximo dia 13, a SMS realiza um mutirão de ações no combate a hipertesão.

Para ler mais clique aqui.

whatsapp button