10/12/2015
10/12/2015
A entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2015 foi realizada em São Paulo, na noite desta quinta-feira (10). Trata-se de reconhecimento aos destaques do ano nas seis categorias que compõem a CNTU – engenheiros, economistas, nutricionistas, farmacêuticos, odontologistas e médicos, além da indicação do nome escolhido pela CNTU como “Excelência em gestão pública”.
Quem foi agraciado na categoria Medicina foi Geraldo Ferreira Filho, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte e secretário de Finanças da FENAM, que acumula diversas ações durante sua trajetória profissional e sindical. Para ele, a homenagem da CNTU é um reconhecimento da contribuição que ele fez para o crescimento e o fortalecimento das diversas instituições que presidiu e participou. “Conduzi com profundo zelo, com democracia interna, e com imenso sentido de responsabilidade com as questões da categoria profissional, principalmente as que dizem respeito à remuneração e qualidade de vida”, destacou. Ele finalizou o discurso citando Ulisses “Tive mais do que pedi, cheguei mais longe do que mereci”, agradeceu.
Agraciado em economia, Sérgio Mendonça lembrou sua trajetória profissional iniciada há 37 anos e destacou: “Nos últimos anos, tem-se uma ‘matematização’ da economia e isso tem nos afastado de lidar com o homem e a sociedade. Precisamos contribuir para encontrar caminhos à nova etapa do desenvolvimento nacional.”
Na categoria Engenharia, o prêmio coube a Carlos Monte, que homenageou seus avós e o pai, de quem herdou a vocação para a profissão. Em seu discurso, salientou as obras de infraestrutura necessária ao País avançar, apontadas no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), e sua fé de que “voltaremos a crescer”.
Personalidade Profissional 2015 em Farmácia, José Miguel do Nascimento Jr. enfatizou a oportunidade que teve ao longo da sua carreira de “contribuir à assistência farmacêutica no Brasil” e alertou para sua importância em um projeto de desenvolvimento nacional que alie “conhecimento e inovação a serviço da saúde e bem-estar da população”, bem como do respeito à democracia.
Premiada em Nutrição, Patricia Constante Jaime arrancou aplausos ao homenagear as mulheres trabalhadoras brasileiras, “que têm conquistado espaço no mercado”. Falou ainda da garantia constitucional do direito à saúde e à alimentação saudável, a partir de um sistema socialmente justo e sustentável do ponto do vista ambiental. “Saio daqui fortalecida para seguir nessa trajetória de luta.”
Ao receber o prêmio em Odontologia, Rozângela Camapum frisou o avanço obtido no País em saúde bucal nos últimos anos, enaltecendo as ações da CNTU e da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) que contribuíram para tanto. “Trabalhamos de mãos dados e de forma coletiva, continuemos juntos, é assim que vamos transformar o País. Temos hoje grandes dificuldades políticas e econômicas, e o Brasil dará a volta por cima, como sempre fez, com ajuda dessas entidades.”
Por fim, Gilberto Kassab foi agraciado como Excelência em gestão pública e concluiu: “A vida pública é gratificante, tem momentos de reconhecimento, mas também de desgaste, o que exige desprendimento. Com essa homenagem, recarregamos nossas baterias para que possamos continuar em nossa missão de servir o País.”
Ao encerramento, o presidente da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, parabenizou os homenageados e afirmou: “É uma satisfação estar nessa confederação que tem no seu bojo a lealdade, seriedade e compromisso com as questões da sociedade brasileira e principalmente com a vontade dos trabalhadores que representa. No próximo ano, a CNTU vai crescer mais, e juntos vamos fazer do Brasil um país mais forte, que todos queremos e merecemos.”
Fonte: Valéria Amaral, *Com informações da CNTU