FENAM propõe discussão de cooperativismo de crédito e planos de saúde na CNTU

06/02/2015

FENAM propõe discussão de cooperativismo de crédito e planos de saúde na CNTU

06/02/2015

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) apresentou à Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários (CNTU) nesta quinta-feira (5), em São Paulo, a proposta de desenvolver em todos os Estados a criação de cooperativas de crédito ligadas às federações que compõe a CNTU e os sindicatos de base dessas instituições. O modelo apresentado é o do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sindimed-RN), que cumpre o que determina a CLT: “é dever do sindicato fomentar a criação de cooperativa de crédito para os seus filiados”. O Sindimed-RN junto com o Sindicato dos Odontólogos, o SindiSaúde, o Sindicato de Saúde do Setor Privado e o Sindicato dos Técnicos em Radiologia criaram há dois anos uma cooperativa de crédito que viabilizou plenamente a prestação de serviços aos associados.

“A ideia é que os sindicatos filiados à Federação dos Engenheiros, Nutricionistas, Farmacêuticos, Odontólogos e Contadores possam se reunir nas suas bases para criarem um modelo de cooperativa de crédito que beneficie todos os seus associados”, destacou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

Participaram da reunião o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, o secretário de Finanças da FENAM, Mário Ferrari, o diretor de Assuntos Jurídicos da FENAM, Eglif Negreiros, a presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos, entre outros.

Fórum sobre operadores de saúde

Ainda durante a reunião, o dr. Geraldo propôs ao presidente da CNTU a realização de um Fórum Nacional sobre as operadoras de saúde e o atendimento prestado aos trabalhadores através dos seus contratos coletivos ou empresariais. “Diante da reclamação do péssimo atendimento oferecido, a sonegação de direitos e o afastamento quase imediato dos trabalhadores do plano, quando sai do emprego ou se aposentam, a FENAM entende que é importante discutir no âmbito da CNTU sugestões a serem levadas à ANS para proteger os trabalhadores que usam a saúde suplementar”, explicou o presidente da FENAM.

Foi discutida também a participação da FENAM nos vários departamentos da CNTU, com prioridade nas áreas de cooperativismo, direitos humanos e qualidade em saúde pública.

A posse da diretoria para a gestão 2015/2018 da CNTU, eleita em novembro de 2014, será no próximo dia 10 de março. A nova diretoria conta com membros da FENAM. Dr. Geraldo Ferreira é o novo diretor de Finanças da CNTU, dr. Jorge Darze é o 3º suplente na Diretoria Efetiva, o dr. Mário Ferrari é o 7º suplente da Diretoria Efetiva, o dr. Eglif Negreiros ocupa uma das três vagas de titular no conselho fiscal e o dr. José Maria Pontes é o suplente.
 

whatsapp button