FENAM mobiliza médicos para comemorar o Dia do Trabalho

26/04/2013

FENAM mobiliza médicos para comemorar o Dia do Trabalho

26/04/2013

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) está mobilizando médicos e entidades representativas dos trabalhadores para comemorar o Dia do Trabalho nessa próxima quarta-feira (01/05). Além de celebrar, a mobilização tem o objetivo de avaliar o contexto atual no qual os profissionais estão inseridos e planejar o futuro, deixando claro a sua preocupação com o estado no qual se encontra a saúde pública. A programação será em Natal (RN) e iniciará com uma passeata pela manhã. À noite, haverá uma solenidade com manifestação de entidades convidadas e homenagem a um nome da luta pela democracia brasileira. Uma reunião da entidade com a CNTU abrirá o dia seguinte, que seguirá com palestras. E para finalizar, na sexta-feira (03) acontece o Conselho Deliberativo da FENAM.

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, destaca que quer transformar o Dia do Trabalho em uma data significativa para o movimento médico. "O 1º de maio é uma data universal de valorização do trabalho, lotada de significado. É hora do médico se sentir digno, representado, motivado a fazer uma reflexão sobre o modelo de trabalho no qual se encontra".

Ele completou que a manifestação também é importante para que a sociedade se conscientize que os trabalhadores estão comprometidos com a condição da saúde.

Foram convidados representações parlamentares e o executivo, entidades médicas nacionais (CFM, AMB) e representações estaduais, a CNTU e centrais sindicais, palestrantes nacionais, pessoas comprometidas com o futuro do país e com a saúde.

Dia 01

O Dia do Trabalho começará às 8h com uma passeata que sairá da Associação Médica, passará pelo Hospital Walfredo Gurgel e terminará no parque das Dunas por volta de 13h. A manifestação envolverá instituições médicas e todos os trabalhadores da saúde, incluindo também a população. Para a entidade, saúde é uma questão que interessa a todos. À noite, haverá uma solenidade onde convidados se manifestarão e uma homenagem a um nome na história do movimento estudantil contra a ditadura, José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha.

"Ele é um exemplo do tipo de pessoa que precisa receber o reconhecimento em vida pra dizer que a luta dele valeu a pena. É um incansável na busca das questões sociais, e aí está incluída a saúde", enfatizou Ferreira.

Dia 02

Às 9h, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) se reunirá com a FENAM e às 10:30h acontecerá o Conselho Fiscal da entidade. Murilo Celso Pinheiro , presidente da Confederação, composta por 4 federações e sindicatos, está apoiando a iniciativa da entidade. A parte da tarde seguirá com palestras sobre a conjuntura nacional a partir das 13h.

Dia 03

Na sexta-feira, o Conselho Deliberativo da FENAM estará a postos para debater questões importantes para a entidade, como políticas de fortalecimento, cooperativismo de crédito e cursos de formação sindical. A ação é construir uma pauta para guiar a evolução das conquistas do trabalho médico. A ocasião conta com representantes sindicais de todo o país, que juntos traçam coordenadas para nortear o movimento sindical brasileiro.
 

whatsapp button