FENAM estreita laços com especialistas em Medicina de Família e Comunidade

20/08/2014

FENAM estreita laços com especialistas em Medicina de Família e Comunidade

20/08/2014

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, participou na noite desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura do 4º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ). O evento científico segue até sexta-feira (23), na capital fluminense.

Na abertura do Congresso, foi realizada também a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. O novo presidente é o potiguar Thiago Gomes da Trindade.

À frente da instituição, Thiago pretende enfrentar alguns desafios históricos na área, como formar mais médicos na área. “Essa especialidade precisa ser a chave para estruturação da atenção primária no país e para a expansão da Estratégia de Saúde da Família. Nós, como sociedade de especialidade, precisamos ajudar na formação e na educação continuidade de qualidade”, destacou.

Questionado sobre as questões trabalhistas que afetam os médicos, Thiago afirmou que vai trabalhar para que efetivamente o médico de família seja reconhecido pelo gestor municipal. “A valorização do profissional passa também pela valorização do seu salário. Há prefeituras que dão uma gratificação especial para o médico de família se ele é especialista na área. Nós também queremos que o gestor passe a fazer concursos para esse especialista, com carreira estruturada, como existe em Florianópolis, Curitiba e Distrito Federal”, exemplificou.

Em discurso, o presidente da FENAM afirmou que tem uma expectativa que o Governo Federal em parceria com os Estados inicie a criação de uma carreira nacional para médicos a partir da especialidade Medicina de Comunidade e Família. Segundo ele, essa é uma área em que há possibilidade de dedicação exclusiva.

“Nós temos a convicção de que se houver uma carreira nacional, com uma remuneração adequada e com o piso FENAM que dê condições adequadas e que permitam que os profissionais se dediquem aos seus locais de trabalho. Essa talvez seja uma das especialidades com as condições de trabalho mais sofridas, mas é a área fundamental para melhorar a assistência à população brasileira. Nós queremos uma parceria muito estreita com vocês para que com os sindicatos locais possamos juntos mudar essa realidade”, afirmou Geraldo Ferreira.

O 4º Congresso da AMFaC-RJ é integrado ao 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde e ao 2º Fórum Estadual de Residentes de Medicina de Família e Comunidade. Participou também da mesa de abertura o novo Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o médico de família e comunidade Daniel Soranz. 

whatsapp button