FENAM considera desnecessário decreto de Dilma que cria Cadastro de Especialistas

13/08/2015

FENAM considera desnecessário decreto de Dilma que cria Cadastro de Especialistas

13/08/2015

O 1º Secretário da FENAM e presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, junto com a comitiva das entidades médicas , participou de audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para solicitar a aprovação do regime de urgência de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta o decreto da presidente Dilma Rousseff sobre a criação do Cadastro Nacional de Especialistas.

De autoria do deputado Mandetta (DEM-MS), o projeto atende as reivindicações das entidades médicas, contrárias à criação do cadastro. As entidades afirmam que o decreto de Dilma abre brechas para mudar os critérios de formação de médicos especialistas no Brasil e compromete o ensino médico e também a assistência à população do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O presidente da Câmara acenou que irá colocar em votação a proposta de Mandetta ainda nesta quarta-feira (12). De acordo com o presidente da FENAM, Otto Baptista, o cadastro, “além de desnecessário, configura uma possível ameaça às atribuições das sociedades de especialidades”.

De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos, Eglif Negreiros, o principal problema está no artigo 14 que abriria espaço para um aumento sem critérios no número de especialistas.

 
whatsapp button