Evento busca entendimento entre médicos e jornalistas

28/09/2011

Evento busca entendimento entre médicos e jornalistas

28/09/2011

Fazer-se compreender. Esse é um dos objetivos do 2° Seminário Regional Médico Mídia, realizado, neste ano, pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), nos dias 29 e 30 de setembro. Através de palestras e debates, a organização busca estreitar e facilitar a relação entre médicos e jornalistas.  

O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, explicou que o evento será realizado com três focos. O primeiro é fazer os jornalistas compreenderem melhor a linguagem médica, o outro é levar os médicos a com-preenderem o que os jorna-listas esperam deles em uma entrevista e, por ultimo, ver a melhor maneira para garantir que a informação chegue à sociedade coerente com o que foi dito e clara para o entendimento comum.

“Nós temos que trabalhar em conjunto para que as notícias sejam claras, lógicas e verdadeiras”, ressaltou Geraldo, lembrando que uma preocupação do setor é a distorção de informações provocadas pelo ruído na comunicação.

Para o presidente do Sinmed, é necessário que se estreite as relações entre os dois setores. E os médicos têm percebido a importância de dar informações à sociedade, principalmente em casos de tratamento de pessoas famo-sas e de acidentes de trabalho, quando se desperta maior interesse na população. Mas em algumas ocasiões, ficam presos pela ética profissional.

“Isso tudo é um jogo que envolve três vertentes: o direito da imprensa de divulgar uma informação, o direito do paciente de se resguardar e a possibilidade do médico que acompanha o caso de dar ou não a informação”, citou Geraldo. “Se eles não quiserem exposição, a gente não pode fazer muita coisa. Divulgar informações a respeito do caso de saúde ou do tratamento de um paciente sem seu consentimento vai de encontro à ética”, ressaltou.

Um dos objetivos do evento, lembrou Geraldo, é justamente mostrar para os jornalistas que “para tudo tem limite”. Para ele, a relação do médico com a mídia já tem mudado de maneira considerável. Esse avanço se observa principalmente quando as informações divulgadas são institucionais ou quando os médicos são consultados como corpo científico para prestar esclarecimentos sobre determinados temas. A dificuldade permanece ainda quando os temas são de comoção popular, em que a mídia abusa de vários meios para garantir a audiência.

EVENTO ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM NATAL

Não é de hoje que é realizado o Seminário Médico Mídia. O evento já é organizado pela Federação Nacional de Médicos (Fenam) há 6 anos e já passou por várias capitais. Apenas após o desmembramento em etapas regionais, Natal foi escolhido para ser a sede no Nordeste.

A escolha dos profissionais que participarão do evento não foi feita de maneira aleatória. Primeiro, explicou o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, se tentou atingir todos os veículos de comunicação da capital potiguar. Depois, priorizou-se participação de editores e repórteres de rua. E como o evento é regional, deu-se espaço aos representantes de todos os Estados para que pudessem apresentar o cenário local.

Entre os convidados, estão os Jornalistas Cassiano Arruda Câmara, Vicente Serejo, Gustavo Farrache, Juliska Azevedo, Erika Zuza e Taciana Burgos. Além de alguns representantes de entidades médicas como Waldir Cardoso (Secretário de Comunicação da FENAM), Tarcísio Campos (Presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba), Álvaro Barros (Presidente da Associação Médica do RN) e Wellington Galvão (Vice-presidente da Fenam e presidente do Sindicato dos médicos de Alagoas).

O evento começa, nos dois dias, às 8h30 da manhã. No primeiro dia,29, após o credenciamento e os boas vindas dados pelo presidente da entidade anfitriã, começa o painel de palestras. Na ocasião, entre outras discussões, se tentará responder a pergunta “Quem é o médico, o que pensa e o que espera do entrevistador?”.No mesmo dia ainda haverá uma simulação de uma entrevista para dirigentes de entidades médicas e uma palestra sobre os termos utilizados na medicina.

No segundo dia, se discutirá o papel da assessoria de imprensa em um sindicato e as controvérsias e dúvidas na exposição do médico à mídia.  

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

whatsapp button