Estudantes recebem apoio nas ruas

09/08/2013

Estudantes recebem apoio nas ruas

09/08/2013

Hoje (9/8), segundo dia de mobilização nacional dos estudantes de medicina contra o Programa Mais Médicos do Governo Federal, por uma carreira pública e por mais investimentos na saúde, a manifestação ocorreu no centro de Natal.

A concentração foi no calçadão da Rua João Pessoa onde os estudantes mantiveram os serviços oferecidos à população como orientações nutricionais, medição da pressão e cálculo do IMC.

Os futuros médicos receberam um grande apoio da população, e também de policiais civis que, em greve, passaram em carreata pelo local.

Para o estudante do 9º período, Ícaro Godeiro, os protestos alcançaram seu objetivo, pois o apoio recebido mostrou que o povo não engoliu a conversa eleitoreira do governo. Ele explica que os investimentos em saúde têm sido insuficientes para manter o Sistema funcionando. Em uma comparação rápida, ele mostra que em 2009 o governo investiu 3,8% do PIB em saúde, no mesmo período, o setor privado investiu 4,2%. “Isso é um absurdo visto que saúde é direito básico do povo, segundo a nossa Constituição”, destacou.

Explicou também que o problema não é a falta de médicos, e sim sua má distribuição, o que ocorre devido à falta de condições de trabalho e de uma carreira pública atraente para os profissionais.

O protesto durou toda a manhã e nem mesmo a forte chuva estragou a manifestação. Várias pessoas foram atendidas e esclarecidas sobre o propósito da manifestação.
 

whatsapp button