Estudantes de medicina vão às ruas em defesa da saúde

08/08/2013

Estudantes de medicina vão às ruas em defesa da saúde

08/08/2013

Dezenas de estudantes de medicina tomaram as ruas do centro da cidade de Natal na manhã desta quinta-feira (08/08). A movimentação teve concentração em frente à Catedral Metropolitana, na Avenida Deodoro da Fonseca, e se espalharam pelos principais sinais da avenida.

O Ato faz parte dos três dias de paralisação nacional dos estudantes de medicina contra os vetos a Lei do Ato Médico, o programa do governo Mais Médicos, que visa atrair médicos recém-formados e estrangeiros para lugares distantes mediante bolsa-auxílio de R$ 10 mil e o aumento de dois anos para a residência médica.

Para a estudante do segundo período, Aline Gobett, o governo erra ao tentar colocar na conta dos médicos o problema. “Precisamos mostrar à sociedade que é preciso criar uma carreira médica que incentive a ida dos médicos para o interior, desde que isso estimule seu crescimento profissional e até mesmo a fixação naqueles locais”, afirmou. Ela ainda acredita que é preciso reformar o modo de administração da saúde pública, pois um médico sozinho não faz milagre. “Se nos grandes centros ainda temos problemas de falta de medicamentos, como antibióticos, imagina como será no interior, os médicos permanecem de mãos atadas”.

Aline destacou também que o fato do governo propor uma bolsa auxílio para quem aderir o programa não estimula que os médicos o façam, pois não conta para aposentadoria, FGTS, 13º salário e é apenas uma forma de colocar a população contra os profissionais.

Os estudantes aproveitavam para conversar com a população e receberam bastante apoio dos que passavam no local. Muitas buzinas e demonstrações de apoio ao movimento. Um exemplo foi a auxiliar de escritório, Maria Gorete Dantas, que desejou sucesso às manifestações. “Os meninos estão de parabéns, é só nas ruas que conquistamos alguma coisa”, declarou.

A manifestação contou com total apoio do Sindicato dos Médicos. Os estudantes, além de conversarem com a população, ofereceram serviços gratuitos como aferição da pressão, cálculo de IMC e orientações de saúde. Muitos deles também doaram sangue no ônibus do Hemonorte que fica estacionado em frente à Catedral. A manifestação de amanhã está prevista para as 9h, no calçadão da Rua João Pessoa, próximo a C&A. No sábado, a manifestação acontece no mesmo horário, no Parque das Dunas.
 

whatsapp button