Entidades médicas participam de caminhada por mais recursos para a saúde

11/04/2013

Entidades médicas participam de caminhada por mais recursos para a saúde

11/04/2013

A luta por mais recursos para a saúde pública levou milhares de brasileiros à Brasília nesta quarta-feira (10). Entidades médicas e da sociedade civil fizeram caminhada na Esplanada dos Ministérios em apoio ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10. O objetivo do Movimento, do qual participam o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), foi chamar a atenção do Congresso Nacional para a necessidade de vincular 10% dos recursos brutos da União à saúde. Para isso, já foram recolhidas mais de 1,2 milhão de assinaturas que comporão um projeto de lei de iniciativa popular que será apresentado pelo movimento.

"Viemos a Brasília representar os mais de 400 mil médicos que exigem do Governo a valorização da Medicina e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com o adequado e necessário aporte financeiro que o setor requer. Acreditamos que em breve voltaremos ao Congresso Nacional, desta vez para entregar as assinaturas do projeto de lei", afirmou o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá.

Criado há um ano, o Movimento Saúde+10 tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas, a partir do esforço de sindicatos, conselhos profissionais, parlamentares e diversas entidades que participam do movimento. Além da participação das entidades médicas nacionais representadas na Comissão Pró-SUS, o Ato contou a presença de lideranças dos Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos, Associações e Sociedades de Especialidades. 

whatsapp button