Entidades médicas apresentam propostas para a Carreira Médica de Estado na Subcomissão Especial

15/06/2015

Entidades médicas apresentam propostas para a Carreira Médica de Estado na Subcomissão Especial

15/06/2015

O deputado federal Mandetta (DEM/MS) presidiu nesta quinta-feira (11/6), a primeira audiência pública da Subcomissão Especial da Carreira Médica, em que as entidades da sociedade civil ligadas à formação e à carreira médica apresentaram as suas propostas para definir um Marco Regulatório da profissão de Medicina.

Estiveram presentes na audiência o Secretário-Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Antônio Jorge Salomão, o Diretor de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Eglif de Negreiros Filho e o Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Dr. Arthur Danila.

O Dr. Antônio Salomão da AMB criticou a falta de controle na abertura de tantas faculdades de Medicina no país. “Não é abrindo novas escolas ou prestigiando cidades que não tem corpo docente que vamos melhorar a qualidade dos médicos, se isso for adiante vamos formar médicos de segunda classe”, declarou.

Segundo o doutor Arthur Danila da ANMR, existem cerca de 252 cursos de Medicina em todo o país. “O Brasil conseguiu atingir a marca do país com mais faculdade de Medicina do mundo e a evasão dos médicos é muito baixa. É preciso mudar esse cenário porque isso prejudica a formação dos médicos e diminui a qualidade no serviço prestado a sociedade”, informou.

Para o doutor Eglif de Negreiros da FENAM, o maior problema está na má gestão da saúde pública. “Os gestores estão tratando os médicos como se fossem escravos, os médicos hoje são obrigados a cumprir carga horária de minutos, enfim as regras mudam a todo o momento e na cabeça de gestores de Base”, criticou.

Ao final, o deputado Mandetta considerou todas as criticas e propostas pertinentes e informou que na próxima semana será feita uma audiência pública com os representates dos Ministérios da Saúde e Educação. “Ficou claro que precisamos regulamentar os critérios de abertura de faculdade de Medicina em nosso País e definirmos uma infraestrutura mínima para que os residentes possam colocar em prática a sua futura profissão”, concluiu o parlamentar. 

whatsapp button