ENEM 2010: Delegados discutem mercado de trabalho e remuneração dos médicos

29/07/2010

ENEM 2010: Delegados discutem mercado de trabalho e remuneração dos médicos

29/07/2010

Delegados de entidades médicas nacionais e regionais discutiram, na manhã desta quinta-feira (29), o mercado de trabalho e a remuneração dos médicos brasileiros, durante o XII Encontro Nacional das Entidades Médicas. Os debatedores informaram sobre problemas regionais e de determinadas especialidades que ocorrem no âmbito dos sistemas de saúde pública e suplementar.

“Sinto-me mais confortável ao saber que as questões discutidas aqui, que me preocupam, também são preocupações de outros delegados. Creio que um tema relevante para se remediar parte do problema de remuneração é a criação de cooperativas. Os membros de qualquer especialidade conseguirão ganhos se trabalharem unidos”, afirmou Marcelo Cascudo, da Associação Médica Brasileira (AMB).

Luís Fernando Moraes, membro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, ressaltou a necessidade do aperfeiçoamento urgente das condições do trabalho médico no serviço público. “A assistência médica no serviço público está sendo destruída”, disse.

Para Antônio José dos Santos, membro da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em qualquer esfera de debate a remuneração e o mercado de trabalho devem ser discutidos com representantes das três entidades médicas nacionais – Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Fenam –, para que haja consenso sobre as propostas. “Creio que a Comissão Nacional de Honorários Médicos, composta por membros das três entidades, deve dirigir as negociações. Assim evitamos divergências e divisão entre profissionais de diferentes especialidades”, disse.

Os debates da manhã giraram em torno de diferentes tópicos, dentre os quais se destacaram: plano de cargos, carreiras e vencimentos, carreira de estado, serviço civil obrigatório, projetos de lei que afetam o trabalho médico, salário mínimo profissional e trabalho médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e no âmbito da saúde suplementar.

Os debates do XII Enem continuam no período da tarde, em grupos de trabalho. As propostas dos grupos serão levadas à plenária de delegados, que começa às 16h.

 

whatsapp button