Em debate sobre a saúde, candidatos à Prefeitura de Natal apresentam compromissos

11/09/2012

Em debate sobre a saúde, candidatos à Prefeitura de Natal apresentam compromissos

11/09/2012

Foi a vez da saúde pública ser destaque nos planos de governos dos candidatos à Prefeitura de Natal. O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde-RN) e o Sindicato dos Odontologistas (Soern), promoveu, na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Sindsaúde, debate, focado na saúde pública, com quatro candidatos à Prefeitura da capital potiguar. Os candidatos Rogério Marinho (PSDB) e Roberto Lopes (PCB) não compareceram ao evento por conflitos de agenda. O cientista político Robson Carvalho foi escolhido como moderador.

O debate foi dividido em quatro blocos: apresentação das propostas dos candidatos para a saúde pública, realização de perguntas pelas entidades organizadoras do evento, perguntas da plateia e avaliação do debate. Durante a apresentação final dos candidatos, Hermano Morais (PMDB) e Carlos Eduardo (PDT) se estranharam, quando Hermano fez insinuações contra o concorrente eleitoral. Os ânimos ficaram exaltados, mas o mediador conteve os participantes e o evento seguiu normalmente.

Durante o bloco em que os sindicatos realizaram perguntas, os participantes do debate tiveram três minutos para responder perguntas, escolhidas por sorteio, sobre os temas: política salarial e previdenciária; privatização e terceirização; hospital municipal; concurso público; centro administrativo próprio; e recuperação da rede básica. Em outro momento, foram escolhidas quatro perguntas da plateia para cada candidato.

O aspirante a prefeito, Carlos Eduardo, focou seu discurso no planejamento estratégico da saúde pública, na gestão participativa e relembrou realizações de quando ocupou o cargo. Segundo Carlos, o trabalho de sua gestão focará em ações voltadas no Programa Saúde da Família e em captar recursos federais para a saúde municipal. Ele se comprometeu ainda em construir um hospital municipal, realizar concursos públicos para substituir os terceirizados na saúde municipal e formar mesas de negociação com os servidores para discutir os planos de carreiras. “Nós vamos, sem sombra de duvida, realizar concurso público para as UPA’s e AME’s. Teremos serenidade de fazer a saúde pública melhor na nossa cidade de Natal”, disse.

Hermano Morais também ressaltou o comprometimento com a gestão participativa da saúde pública. Um dos compromissos do candidato foi rever o acordo da Caern com a Prefeitura, já que essa não seguiu um acordo de saneamento básico na capital. Para Hermano, a solução dos problemas da saúde municipal é a adoção de uma visão metropolitana ao administrar o setor. Hermano salientou que sua gestão usará do diálogo com os servidores para melhor o sistema público de saúde.

“Quero reafirmar a necessidade de rearticular, de reconstruir a rede de assistência básica. Além da necessidade de trabalhar a Rede Cegonha, a Rede de Urgência e Emergência locais”, declarou o candidato Fernando Mineiro (PT). Para avançar, Mineiro defendeu a parceria do Município com as ações federais referentes à saúde.

Robério Paulínio acredita que somente uma ruptura com os atuais partidos que ocupam o poder será possível a resolução dos problemas da saúde. O candidato defendeu o fortalecimento das carreiras públicas.

Sugestão de princípios
Os representantes do Sinmed, Sindsaúde e Soern entregaram aos candidatos à prefeitura nas eleições 2012 uma sugestão de princípios para a política pública de saúde do município de Natal. O documento aponta as problemáticas do setor e solicita providências para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

De acordo com o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira Filho, o debate foi extramente proveitoso. “Esse debate mostrou que todos os candidatos estão preparados para o cargo. Conseguimos mostrar o que nós esperamos do eleito, que é o diálogo construtivo na gestão para a correção e resgate da rede assistencial”, resumiu.

Ivan Tavares, presidente do Soern, acredita que o evento agregou diversos temas de interesse dos servidores da saúde. “As grandes preocupações das categorias foram abordadas, como, aposentadoria e privatização da saúde. Quando as necessidades forem conjuntas, os sindicatos irão agir em conjunto”, enfatizou.

Confira sugestão de princípios entregue aos candidatos:

 Sugestão de princípios para a política pública de saúde do município de Natal entregue aos candidatos a pr…

 

whatsapp button