Em audiência, secretário de saúde garante novas contratações de pediatras para o Walfredo Gurgel

15/02/2016

Em audiência, secretário de saúde garante novas contratações de pediatras para o Walfredo Gurgel

15/02/2016

Diretoria do Sindicato dos Médicos do RN – Sinmed RN – se reuniu hoje (15/2) a tarde com o Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, no intuito de cobrar uma solução para os pediatras do Hospital Walfredo Gurgel que enfrentam problemas de sobrecarrega de trabalho e falta de profissionais.

De acordo com a pediatra Sônia Godeiro, já existe um déficit de profissionais no Walfredo Gurgel que tende a se agravar com a previsão de aposentadoria de nove pediatras para os próximos meses. Para auxiliar a atender a demanda do hospital, os médicos reivindicam novo concurso e, como medida emergencial, contrato de pediatras pela Cooperativa Médica.

Lagreca informou ao sindicato que já existe um pedido de concurso em caráter emergencial, encaminhado à governadoria em 2015, solicitando novos pediatras através de seleção simplificada em virtude das aposentadorias. Também foi solicitado o contrato com a cooperativa e a Sesap aguarda tramitação na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Não foi apontada uma previsão de quando estes novos profissionais serão contratados para cobrir a escala no Walfredo Gurgel e nas outras unidades de saúde do estado.

PCCV
A progressão de nível dos médicos do estado é um impasse para a Sesap. Foi informado pela secretaria que as novas progressões só devem ocorrer em 2018, após o último reajuste previsto na Lei Nº 512, de abril de 2014. Porém, para o Sinmed, isto afetará todos os médicos que pedirem aposentadoria durante este intervalo de tempo. Por isso, o sindicato solicitou ao secretário de saúde uma reavaliação da questão, ajustando pelo menos estes trabalhadores ao nível adequado. O secretário, Ricardo Lagreca, se comprometeu em fazer estas avaliações para não afetar as aposentadorias.

Outro ponto do Plano debatido na tarde de hoje foi o cumprimento do estado no pagamento do reajuste de 10% no salário, previsto para o mês de maio. De acordo com a Sesap, o reajuste está mantido, como acordado, até 2018.
 

whatsapp button