Em assembleia médicos recusam proposta da SESAP e negociação continua

11/03/2014

Em assembleia médicos recusam proposta da SESAP e negociação continua

11/03/2014

 Enviar ao estado uma nova contraproposta pedindo um reajuste de 8% no salário. Esta foi a principal decisão dos médicos do RN em assembleia realizada ontem (10), às 20h, no auditório da Associação Médica do RN. 

Na última audiência com o secretário de saúde Luiz Roberto, ocorrida na tarde de ontem, a proposta apresentada pelo governo foi de um reajuste de 5% em folha salarial, para toda a categoria, ativos e inativos. A proposta anterior, rejeitada pelos médicos em assembleia, incluía aumento salarial em forma de gratificação, de acordo com o porte do hospital em que o médico atuasse. O que significaria um aumento médio de 14% para hospitais de porte 1, por exemplo, e exclusão dos inativos do acordo, por se tratar de gratificação. Segundo o secretário é impossível para o estado pagar um reajuste salarial de 10%.

A categoria considerou a proposta de 5% insuficiente, haja vista que a porcentagem é inferior a da inflação acumulada nos últimos meses. Outra exigência dos médicos na negociação passa a ser o pagamento em dia do salário dos aposentados, que hoje é realizado por volta do dia 10 de cada mês. 

Para dar continuidade à negociação o Sinmed envia hoje um ofício à SESAP com as reivindicações. Uma nova audiência com o secretário de saúde está marcada para a próxima segunda-feira, dia 17; bem como uma nova assembleia geral a ocorrer na Associação Médica, às 19h. 

Médicos municipais

Na assembleia ocorrida ontem uma pequena parcela de médicos do município esteve presente, o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, apresentou as respostas do prefeito Carlos Eduardo e do secretário de saúde Cipriano Maia para as principais reivindicações da categoria. Esta sendo preparada uma lei para estender até o fim do ano, o prazo para adesão do plano de cargos e carreira; foi implantado o aumento sa insalubridade de 10% para 20% e até o fim do mês o Sinmed deve enviar à secretaria uma lista com os dados dos médicos que estão com problemas no recebimento da insalubridade e gratificações.

Sobre a proposta do Sinmed de incorporação das gratificações aos salários a SMS se comprometeu a realizar um estudo de impacto e apresenta-lo ao sindicato entre os dias 20 e 30 de março. Como as gratificações dos profissionais são diferentes, a proposta do Sinmed é de 3 mil reais aos salários de todos os profissionais, e a diferença continuaria a ser paga como gratificação. 

Para a reivindicação do Sinmed de pagamento da produtividade, a SMS sinaliza que é necessário comprovar a legalidade desta ação, apresentando a lei ou portaria que permita o pagamento, o que segundo Cipriano Maia, não existe. Caso algum profissional tenha conhecimento sobre a base juridica que torne o pagamento da produtividade legal, deve informar ao Sinmed. Uma nova assembleia, apenas com médicos do município, foi agendada para dia 31 de março, às 19h, no auditório do Sinmed RN.

whatsapp button