Eleição em Natal terá segundo turno

07/10/2012

Eleição em Natal terá segundo turno

07/10/2012

A disputa pela Prefeitura do Natal ficará para o dia 28 de outubro. Com 92% das urnas apuradas, os demais candidatos já tinham garantido mais do que 50% dos votos válidos, percentual que não poderá ser alcançado por Carlos Eduardo (PDT). Hermano Morais (PMDB) disputará com Carlos Eduardo o comando da Prefeitura.

Com 92,25% das urnas apuradas, Carlos Eduardo (PDT) somou 39,38% dos votos válidos. Hermano Morais (PMDB) tinha 23,19%, Fernando Mineiro (PT) 22,97%, Rogério Marinho (PSDB) 10,23%, Professor Robério (PSOL) 3,62% e Roberto Lopes 0,21% dos votos válidos. O percentual da soma de todos os candidatos não poderia mais ser alcançado por Carlos Eduardo.

A campanha eleitoral na TV começará no dia 13 de outubro, com os dois candidatos, e irá até o dia 26 de outubro. A eleição ocorre no dia 28 de outubro e, no Rio Grande do Norte, Natal é a única cidade que poderia ter o segundo turno. 

Confira os compromissos assumidos pelos dois candidatos em encontro com os médicos, no Sinmed:

Hermanos Morais

Hermano comprometeu-se em valorizar o médico, através de uma política salarial mais digna. Outro compromisso foi desenvolver ações para o funcionamento efetivo da rede básica de saúde.

O candidato afirmou que construirá um Hospital Geral para Natal e reabrirá policínicas, recuperando prédios e equipamentos. Para Hermano é necessário firmar parcerias com os outros municípios da região metropolitana de Natal, tendo em vista que pacientes oriundos de cidades vizinhas procuram atendimento em Natal. “Temos de promover consórcios intermunicipais para dividir responsabilidades, inclusive nos caminhos da saúde”, disse. O reabastecimento das equipes médicas do Programa Saúde da Família também foi uma proposta do candidato.

“Precisamos de uma Central de Marcação de Consulta para evitar que o paciente fique meses a espera de um procedimento”, comprometeu-se. O candidato declarou ainda que, caso seja eleito, incluirá um representante do sindicato em sua equipe de transição.
 

Carlos Eduardo

Dentre as propostas apresentadas pelo candidato Carlos Eduardo, está o compromisso de implementar o piso salarial da Fenam ao longo de seu mandato. “Ou pagamos bem, ou não teremos um serviço público de qualidade”, reforçou o candidato. Carlos demonstrou também uma posição firme contrária à terceirização da saúde, defendendo o concurso público para preencher as vagas das AME’s e UPA’s.

Dentro do plano de trabalho do candidato também está a construção de um Hospital Municipal e a ampliação de 70% da cobertura do Programa Saúde da Família em Natal, com a contratação de novas equipes médicas. Carlos Eduardo se comprometeu ainda com a criação de uma comissão cuja formação consista em membros da área administrativa e de saúde da Prefeitura, além de médicos, para tomar decisões na área da saúde.

whatsapp button