Durante assembleia, médicos decidem que próximas mobilizações serão realizadas após o Enem

01/08/2013

Durante assembleia, médicos decidem que próximas mobilizações serão realizadas após o Enem

01/08/2013

Nesta quarta-feira (31/7) médicos e estudantes do RN se reuniram em assembleia no Sinmed para avaliar as manifestações e paralisações realizadas no último mês contra o Programa Mais Médicos e os vetos ao Ato Médico.

A avaliação foi positiva, uma vez que o Governo Federal apontou recuo em alguns pontos devido a pressão que os médicos fizeram nas ruas de todo o país, porém a categoria permanece em constante alerta.

As próximas diretrizes do movimento médico serão traçadas durante o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), que acontece nos dias 9 e 10 de agosto em Brasília.

Foram discutidos também os problemas enfrentados por médicos do Provab que realizam suas atividades médicas em sistema com características de “trabalho escravo”, sem acesso a vários direitos trabalhistas, inclusive licença maternidade.

Uma reunião com todos os médicos que fazem parte do programa será agendada ainda esta semana para detalhar todos os problemas pelos quais eles vem passando e encaminhar as medidas cabíveis.

Médicos do hospital Santa Catarina também estiveram presentes e relataram a medida arbitrária do governo estadual em fechar a UTI da unidade de saúde sem comunicar aos funcionários do hospital. Atualmente o Santa Catarina conta com três leitos de UTI e com a promessa de mais 11 quando a reforma do prédio for concluída, algo previsto para acontecer em 60 dias.

MP da morte
Alguns representantes dos estudantes e diretores do Sinmed foram eleitos para representar o RN e viajam para Brasília, no dia 08, para audiência pública no Congresso Nacional sobre a chamada MP da morte – a MP 621 que trata do ‘Mais Médicos’.
 

whatsapp button