Diretores do SINMED falam a estudantes sobre saúde pública

12/08/2015

Diretores do SINMED falam a estudantes sobre saúde pública

12/08/2015

Na manhã desta quarta-feira (12), os diretores do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED/RN), Manoel Marques e Valdelucia Pontes, abriram a programação do I Fórum de Estudantes da Universidade Potiguar (UnP), na Unidade Salgado Filho, com a palestra “Gestão e investimentos na saúde pública no Brasil”. 

A explanação teve como objetivo discutir como funcionam os planos e as políticas públicas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. E os desafios que precisa vencer, sobretudo no que diz respeito ao sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a vinda de médicos estrangeiros para o país. 

O SUS é considerado o maior sistema público de transplantes de órgão do mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 respondeu por 98% do mercado de vacinas e por 97% dos procedimentos de quimioterapia, tendo atendido entre 2010 e 2012 mais de 32,8 milhões de procedimentos oncológicos. 

Entretanto devido à má destruição dos recursos por parte do Governo Federal o suporte dos postos, centros de saúde e unidades do Programa Saúde da Família funcionam de forma precária. O que acaba por dificultar o trabalho médico e, por conseguinte o atendimento a população, como explicou os médicos. 

 
whatsapp button