Dia do trabalhador é comemorado com grande festa

02/05/2013

Dia do trabalhador é comemorado com grande festa

02/05/2013

A noite do 1º de maio do Sindicato dos Médicos do RN em parceria com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) foi encerrada com uma solenidade em comemoração ao dia do trabalhador. Realizado no Olimpo Recepções, o evento contou com a presença de médicos e entidades representativas dos trabalhadores de todo o país. Na ocasião também foi realizada a posse do presidente eleito da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Jarbas Simas.

Durante a parte solene do evento houve o pronunciamento dos presidentes de entidades médicas nacionais e locais e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), entidade apoiadora da programação.

Em sua fala, Murilo Celso, presidente da CNTU destacou a satisfação da CNTU entidade em integrar a luta encampada pela Federação Nacional dos Médicos. "Saúde pública é muito importante não somente para os profissionais da saúde, mas para toda a sociedade, assim essa luta também é nossa", enfatiza Murilo.

O Senador Paulo Davim, também presente no evento, ressaltou a importância deste dia para os trabalhadores da saúde. "Passamos o ano inteiro no desafio, na agrura, na tristeza e hoje é dia de comemorar, sem esquecer jamais das lutas e do envolvimento de toda a sociedade, pois saúde não é patrimônio só do médico, mas de todo e qualquer cidadão brasileiro. Estamos aqui para defender a saúde publica", conclui.

Aproveitando a ocasião, foi realizada a posse do presidente eleito da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Jarbas Simas. Houve a assinatura do termo de posse e o presidente assumiu publicamente o compromisso com a Fenam em atuar conjuntamente com a instituição pela medicina prestada, com justiça social.

Na sequência foi realizada homenagem a um nome na história do movimento estudantil contra a ditadura, José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha. Muito emocionado o homenageado relembrou a atuação de diversos presidentes da Fenam e suas lutas para defender o médico brasileiro. A partir deste contexto, José Ferreira ilustrou a importância da homenagem. "Esta homenagem não cabe a mim, mas a todos que participaram da combativa luta. Continuem a contar comigo para a luta pela soberania do país, contra a precarização do trabalho e em defesa dos direitos humanos”.

Ao Dr. Zequinha foi entregue a comenda Charles Damian, medalha máxima oferecida pela Federação dos Médicos.

Por fim, o presidente da Fenam e do Sindicato dos Médicos RN, Geraldo Ferreira, falou sobre a luta sindical no Rio Grande do Norte e sobre o apoio da população ao movimento grevista, que alcançou 10 meses, e sobre a conjuntura das lutas nacionais. “O sentido da nossa luta é o trabalho médico, mas não podemos esquecer nunca dos que sofrem e daqueles que tem o direito negado à saúde publica. Estamos unidos em busca de uma remuneração justa e de dignidade de atendimento à população.”

O presidente da instituição também falou sobre a construção da sede própria da Federação que deverá ser construída em Brasília e sobre a colaboração dos médicos de todo o país. “Em breve teremos a sede como orgulho para as entidades brasileiras.”

Terminada a parte solene, a banda Grafith animou a festa.

A noite foi marcada pela presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso; o presidente da Associação Médica do RN, Álvaro Barros; o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Francisco de Almeida Braga; o presidente da COOPMEDRN, Fernando Pinto.

 

Confira a galeria de fotos da festa do 1º de maio, clicando aqui.

whatsapp button