Dia de Alerta aos Planos de Saúde será marcado por ato público

19/04/2013

Dia de Alerta aos Planos de Saúde será marcado por ato público

19/04/2013

No próximo dia 25 de abril, entidades médicas de todo o país organizam o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde. Nesta data, diversos protestos deverão ocorrer contra os abusos praticados pelas operadoras de planos de saúde na relação com médicos e pacientes.

No RN, haverá um Ato Público, às 9h, em Frente à Assembleia Legislativa.

A mobilização, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é um alerta para gestores das operadoras dos planos de saúde, gestores públicos e à sociedade em geral. 

Paralisação 

Segunda, 22, o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira Filho, se reúne com o médico Julimar Nogueira, diretor regional da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), para traçar mais detalhes sobre o dia de protestos. Entre as definições pendentes está a suspensão temporária de atendimentos eletivos.

De todo modo, o protesto não atingirá os casos de urgência e emergência. Para eles, o atendimento está assegurado.

Reivindicações

As entidades defendem a retomada do diálogo que garanta o atendimento dos seguintes pontos:

1- Reajuste das consultas, a partir de critérios a serem definidos em cada Estado, tendo como referência a CBHPM em vigor (R$ 67,82 em 2012);
2- Reajuste dos procedimentos, tendo como balizador a CBHPM em vigor (2012);
3- “Por uma nova contratualização, baseada na proposta das entidades médicas nacionais”;
4- Rehierarquização dos procedimentos, feita com base na CBHPM;
5- Apoio ao Projeto de Lei 6.964/10, que trata da contratualização e da periodicidade de reajuste dos honorários pagos aos médicos.
Sem o atendimento dessa agenda mínima, há risco de prejuízos para mais de 48 milhões de usuários de planos de saúde em todo o país.

 

whatsapp button