Conselho Regional de Medicina do RN empossa novo presidente

02/12/2014

Conselho Regional de Medicina do RN empossa novo presidente

02/12/2014

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern realizou na noite dessa segunda-feira (01), em sua sede, a solenidade de posse do novo presidente, o médico neurologista Marcos Lima de Freitas. Entre as autoridades presentes, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Carlos Vital e o médico e senador Paulo Davim. Durante seu discurso, o novo presidente Marcos Lima fez questão de declarar seu amor incondicional à profissão e prometeu transpor todos os obstáculos, assumindo a grande responsabilidade que o cargo impõe. "Seguiremos lutando pela boa qualificação do médico, pela a melhora nas condições de trabalho, pela valorização do trabalho médico, pelo exercício ético da medicina e, sobretudo, protegendo a população do nosso estado e do nosso país, daqueles que forem contra a esses princípios.", declarou.

Com a posse de Marcos Lima na presidência, o antigo presidente Jeancarlo Fernandes Cavalcante assumiu o posto de vice-presidente. A mudança ocorreu porque o Dr. Jeancarlo passou a ser recentemente Conselheiro Federal. “É gratificante saber que marcamos um pouco da nossa história com algumas ações pontuadas, como, por exemplo, a primeira ação de dano moral coletivo na saúde da história do judiciário brasileiro, nós processamos a governadora do estado, numa tentativa que ela indenizasse cada cidadão potiguar, por não te cumprido o mínimo existencial na área da saúde. Trouxemos novas maneiras de mostrar o caos na saúde, através de imagens, fotografias, vídeos, o que culminou no conhecido episódio do fio de aço. É uma alegria passar a tarefa para um colega de extrema competência, é muito bom, é muito confortável saber que deixo este Conselho nas mãos de uma pessoa competente, eficiente e vai fazer este Conselho crescer cada vez mais”.

Logo após a cerimônia de posse aconteceu o Fórum de Dilemas Éticos, como o tema: Carreira de Estado para Médico. Como palestrantes os doutores Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina e Paulo Davim, Senador.

Em sua palestra, o presidente do CFM fez questão de citar que: "A carreira de estado não é uma causa pública, de médicos, mas para toda a sociedade, porque o grande benefício será para o cidadão brasileiro, um médico com segurança jurídica, com entusiasmo, com abnegação, com exclusividade.", declarou Carlos Vital.

Para o senador e médico Paulo Davim só existe uma saída para o problema da medicina no Brasil: “Não adianta o governo transferir responsabilidades para os médicos, dizendo que o jovem médico não quer trabalhar no interior. Isso é falta de política, de recursos humanos capazes de pulverizar a atuação do médico no Brasil. Faltam profissionais para atuarem em especialidades, mas por quê? Porque o mercado estimula isso, o mercado estimula pra que o jovem faça cardiologia, neurocirurgia, subespecialidades. Isso é o papel do mercado. Agora para suprir as necessidades, isso é papel do estado. O governo tem que olhar diferente.", argumenta o senador.

Nova diretoria do Cremern:
Marcos Lima de Freitas – Presidente
Jeancarlo Cavalcante – 1º vice-presidente
Francisco de Almeida Braga – 2º vice-presidente
Maria Cristina Monte Pereira de Macedo – 1ª secretaria
Giana da Escócia Melo – 2ª secretaria
Mozar Dias de Almeida – 1º tesoureiro
Marcos Antônio Tavares Jácome da Costa Brito – 2º tesoureiro
Francisco Edênio Rego Costa – Corregedor
Armando Otávio Vilar de Araújo – Corregedor adjunto 

whatsapp button