Conselho Deliberativo da FENAM se reúne no Rio Grande do Norte

22/05/2012

Conselho Deliberativo da FENAM se reúne no Rio Grande do Norte

22/05/2012

Reunidos em Natal (RN), o Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Médicos iniciou sua reunião, pautada para os dias 22 e 23 de maio. O encontro, que antecede o XI Congresso Nacional da entidade , visa debater a eleição da Comissão Eleitoral, relatório de atividades da gestão 2010/2012, apresentação do plano de ação sindical, revisão da precisão orçamentária para o exercício de 2012, parecer do conselho fiscal sobre a prestação de contas de 2011, bem como a MP 568/2012, que reduz a remuneração de médicos federais e a eleição da FEMAM.

O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, deu início aos trabalhos dando a palavra ao diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), João Silvestre de Oliveira, que fez um panorama da instituição e convidou os sindicatos presentes a se filiarem ao DIEESE. Os sindicatos médicos dos estados do Pará, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraná já estão associados ao departamento, que tem como uma de de suas responsabilidades a elaboração de estudos nas questões salariais e assessoria nas mesas de negociações, assembleias e reuniões sindicais. O DIEESE também presta consultoria e elabora Plano de Cargos e Salários. "O DIEESE é um patrimônio que o movimento sindical brasileiro coloca a disposição dos trabalhadores." O consultor também se colocou a disposição da FENAM e dos sindicatos para realização de palestras sobre o tema.

Comissão Eleitoral

Durante o encontro a diretoria elegeu a Comissão Eleitoral, composta por três representantes. O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cristiano da Matta, a diretora do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Stela Maris Grespan e o secretário de Formação Profissional e Residência Médica da FENAM, Edinaldo Lemos, foram os escolhidos e irão comandar e fiscalizar a eleição da nova diretoria da FENAM, biênio 2012/2014, que será realizada no próximo sábado (27), durante o XI Congresso Nacional da entidade.

Relatório de atividades – gestão 2010/2012

Na sequência da reunião foram dados os informes das secretarias e dos sindicatos médicos. O secretário de comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, e o secretário de assuntos jurídicos da entidade, Antônio José Pereira dos Santos, apresentaram as atividades desenvolvidas por cada setor.

Amanhã, dia 23, a reunião do Conselho Deliberativo prossegue no Hotel Pestana, via Costeira, em Natal (RN). Um dos destaques da pauta será a MP 568/2012, editada pela presidência da república no último dia 14. Segundo a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a proposta interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também, a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo federal.

whatsapp button