Conheça o perfil do novo secretário de saúde

03/01/2011

Conheça o perfil do novo secretário de saúde

03/01/2011

Domício Arruda Câmara é graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN), turma de 1977.

Urologista com residência médica no Rio de Janeiro; tem Pós-graduação em Gestão Hospitalar pela UERJ e Ministério da Saúde; MBI em Gestão Hospitalar em Serviço da Saúde, pela Faculdade Câmara Cascudo; ex-superintendente e ex-presidente da UNIMED/Natal; ex-diretor fundador da UNICRED e ex-diretor do Hospital Walfredo Gurgel ( 1993/1995).

Atualmente é médico do Hospital Walfredo Gurgel e médico voluntário da Liga Norteriograndense Contra o Câncer e Superintendente do Hospital da UNIMED.

Domício chega à pasta como uma indicação técnica. A escolha dele ocorreu na véspera da posse da governadora, após a desistência do médico Ricardo Lagreca, que desistiu de assumir a função.

A escolha

A escolha do secretário de Saúde foi uma difícil missão empreendida pela governadora Rosalba Ciarlini. Ela chegou a 30 horas da sua posse ainda sem ter nome para a secretaria de Saúde. Logo que começou a organizar o secretariado, a primeira ideia da chefe do Executivo era nomear o deputado estadual Paulo Davim (PV). No entanto, ele assumirá o cargo de senador, na vaga de Garibaldi Filho, que foi indicado para o Ministério da Previdência.

Ela pensou como alternativa o deputado estadual Getúlio Rego, mas ele avisou que preferia continuar na Assembleia Legislativa. A terceira sondagem de Rosalba Ciarlini foi com Ana Tânia Sampaio, que foi secretária municipal de Saúde. Mas a resistência de alguns segmentos da saúde, impediu a nomeação. O quarto convite voltou a ser para Getúlio Rego. Desta vez, Rosalba Ciarlini foi mais insistente, apostou que o parlamentar do DEM mudaria de ideia. Mas Getulio Rego não aceitou. Argumentou para isso a falta de autonomia da Secretaria.

O quinto convite da governadora foi para o diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Ricardo Lagreca. Ele chegou até a confirmar o convite, acertando detalhes de que queria autonomia total na pasta. Mas depois Lagreca ponderou que há muitos projetos estruturantes sendo executados na unidade hospitalar. A ponderação de Lagreca era de que os planos traçados na sua gestão poderiam não ser executados pelo sucessor na diretoria do HUOL. Com isso, o médico recusou a proposta da governadora Rosalba Ciarlini.

Domício Arruda reconhece dificuldades

O convite não foi surpresa para Domício, que já estava sendo sondado para o cargo. Em conversa que teve com a governadora eleita, Domício Arruda ouviu dela a preocupação com a funcionalidade da Sesap, mergulhada em problemas financeiros, a exemplo de outras secretarias. “Em especial, ela está muito preocupada com a situação de atraso de pagamento de fornecedores, que pode comprometer a funcionalidade da secretaria”, disse.

Diante desse quadro, Domício Arruda afirmou que pretende mergulhar a partir desta semana na formação de sua equipe, mantendo na agenda o compromisso já assumido do novo governo de realizar um corte de 30% em seus cargos de confiança.

Acrescentou que um grande acordo com todos os setores ligados Sesap deve ser conduzido, dentro do pressuposto que o futuro governo nada tem a ver com a situação administrativa instalada na pasta. “É um voto de confiança que merecemos”, acrescentou Domício Arruda.

whatsapp button