Confira os encaminhamentos repassados aos médicos em Assembleia

08/10/2013

Confira os encaminhamentos repassados aos médicos em Assembleia

08/10/2013

 O Sinmed RN realizou na noite de ontem (7) uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar sobre os encaminhamentos da última reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e discorrer sobre o Dia Nacional do Protesto Médico.

A reunião com médicos do município e a Secretaria Municipal de Saúde também foi realizada ontem (7) e teve como avanço a redução jornada de trabalho para 40 consultas semanais (20h) e 80 consultas semanais (40h), em especialidades que exigiam um maior tempo para atendimento, estando incluídas: neurologia, psiquiatria, geriatria, oftalmologia, além de pequenas cirurgias e ultrassom. Já as quantidades de 50 consultas semanais (20h) e 100 consultas semanais (40h) para os demais especialistas, não foram acatadas pelo Secretário de Saúde do Município, Cipriano Maia.

Ainda em reunião com a Secretaria, foi acordado uma correção de 8% do salário base dos médicos municipais a partir de janeiro de 2014. Já em relação à gratificação linear,  com a proposta de R$ 3.000,00 (40h) e R$ 1.500,00 (20h) apresentada pelos médicos, a resposta de Cipriano foi "que está difícil nos moldes solicitados, devido ao impacto orçamentário". Dessa forma, o Sinmed comunicou em Assembleia que deve agendar uma audiência com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para tratar sobre o assunto.


Segundo Cipriano, enquanto não houver melhoria da produtividade, não haverá gratificação. Com isso, foi orientado em Assembleia que médicos preencham a Fixa de Atendimento Ambulatorial (FAA), que é usada pelo setor de estatística da Secretaria de Saúde do Município como controle da produtividade mensal. Quando questionado sobre o aumento da insalubridade, a resposta do secretário também não foi positiva de imediato, mas informou que será estudada a revisão da porcentagem.

 

Ainda foi tratada em reunião a adesão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Para os médicos que não aderiram ao plano, a Secretaria pretende abrir um processo e levar a listagem dos faltantes para à Câmara Muncipal até o final de outubro. Para isso, o Sinmed comunicou em Assembleia que os que não aderiram ao plano procurem com urgência o Sindicato para que dessa forma, a lista seja encaminhada à Secretaria.

whatsapp button