Clínica Santa Maria emite nota sobre descredenciamento

23/02/2011

Clínica Santa Maria emite nota sobre descredenciamento

23/02/2011

A clínica Santa Maria vem através deste, informar a população que embora venha sendo afirmado pela SMS que seu descredenciamento do SUS é devido a recomendação do MP, comunicamos que mesmo em atraso no pagamento pela Secretaria Municipal de Saúde de 3 faturamentos por serviços prestados, todas irregularidades foram sanadas e corrigidas conforme vistoria feita pelo Conselho Regional de Medicina no dia 31/12/2010.

Mesmo assim, a Secretária Municipal de Saúde optou pelo descredenciamento da clínica, tendo deixado de enviar pacientes para internação desde dezembro de 2010, o que causou a super lotação de doentes a espera de vagas no pronto-socorro do Hospital João Machado. Como se vê um jogo de cartas marcadas e veredicto pré-definidos, único caso talvez no mundo onde o réu não tem defesa.

Esclarecendo assim, que é de total responsabilidade da Secretária Municipal de Saúde a retirada dos 100 leitos em saúde mental sem ter um suporte adequado na rede pública para atender esta demanda, fazendo com que a população fique desassistida. Esta redução brusca de leitos vai de encontro com a lei nº 10.256 que rege a reforma psiquiatra e preconiza para cada 1000 habitantes 0,45% de leitos psiquiátricos.

Queremos informar que o Hospital se encontra com suas atividades em pleno funcionamento, atendimento ambulatorial, internação e urgências psiquiátricas particulares e conveniados, inclusive a reestruturação da sua Unidade de Dependências Químicas e Alcoolismo, já existente há mais de 16 anos, e que brevemente estará com área exclusiva e independente para tais pacientes, totalmente separadas de outras patologias psiquiátricas, se espelhando no modelo adotado pela UNIAD-UNIFESP, referencia nacional de tratamentos no combate ao álcool e outras drogas.

Preocupados com a proximidade do Carnaval e ao consumo desenfreado das Drogas, estará com sua Urgência Psiquiátrica 24 horas em plena atividade, colaborando com atendimento e orientação aos usuários e seus familiares.

A Clínica Santa Maria há 40 anos vem oferecendo aos portadores de doença mental, um tratamento humanizado, com respeito e competência.

Natal, 22 de Fevereiro de 2011.

Dr.Agamenon de Queiroz Caldas
Diretor Geral

whatsapp button