Ciclo de palestras com especialistas espanhóis inicia no próximo dia 16

13/06/2011

Ciclo de palestras com especialistas espanhóis inicia no próximo dia 16

13/06/2011

A Associação Potiguar de Medicina de Família e Comunidade organiza para os próximos dias 16 e 17 de junho um ciclo de palestras  com os especialistas espanhóis em Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos de família e comunidade (MFC), Dr. Juan Gérvas e Dra. Mercedes Pérez Fernández.

A iniciativa faz parte de um projeto de consultoria idealizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC – http://www.sbmfc.org.br/), em parceria com suas associações estaduais brasileiras, para promover o intercâmbio clínico e científico entre os especialistas espanhóis e brasileiros.

Na ocasião, os médicos também visitarão 4 unidades de Saúde da Família. Nestes locais Gérvas e Mercedes acompanharão consultas e avaliarão o acesso de pacientes aos serviços oferecidos, com o objetivo de dar sugestões para melhorar o atendimento da Estratégia Saúde da Família.

De acordo com o presidente da Associação Potiguar de Medicina de Família e Comunidade (APOMFC), Dr. Thiago Trindade, esta é uma atividade muito importante no processo de fortalecimento e qualificação da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária no estado do Rio Grande do Norte. “Uma das propostas é compartilhar a experiência do sistema de saúde espanhol que, nos moldes do SUS, garante a saúde como um direito de todos e dever do estado, tendo como porta de entrada um médico generalista”, relata.

No total, os médicos espanhóis visitarão diversos centros de saúde de 40 cidades brasileiras e farão um relatório a respeito. Ambos já passaram pela região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País. Em junho estarão percorrendo todas as capitais do nordeste e esta semana estarão em Natal visitando algumas unidades de saúde da família e realizando palestras sobre a atenção primária à saúde.

Palestras:

Dia 16/06

19h – Atenção, Ensino e Pesquisa em Atenção Primária no Brasil e no Mundo
Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação em saúde, preceptores e professores da atenção primária / atenção básica.

Dia 17/06

14h – Como construir uma Atenção Primária forte no Brasil.
Público alvo: profissionais e gestores da rede de atenção primária / básica de Natal e região metropolitana.

As inscrições para as palestras são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento, na Associação Médica RN, localizada na Av. Hermes da Fonseca, nº 1396, Tirol.

Mini-currículo

Juan Gérvas – médico generalista (médico de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Doutor em Medicina e professor honorário de Saúde Pública na Universidade Autônoma de Madrid, Professor Visitante em Saúde Internacional da Escola Nacional de Saúde (Madrid) e Professor de Gestão e Administração Casal Gaspar Sanitária Foundation (Madrid) e Universidad Pompeu Fabra (Barcelona).

Mercedes Pérez Fernández – médica generalista (médica de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Especialista em Medicina Interna e Presidente do Comitê de Ética da Rede Espanhola de Cuidados Primários.

whatsapp button