Carta aberta às operadoras de planos de saúde

04/04/2012

Carta aberta às operadoras de planos de saúde

04/04/2012

Em 25 de abril, os médicos de todo o país – coordenados pela Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu), composta por representantes de diversas entidades de classe – realizarão protestos contra os problemas enfrentados na relação com as operadoras de planos de saúde.

Por este motivo, as entidades médicas CFM, Fenam e AMB enviam carta aberta às operadoras de planos de saúde:

No próximo dia 25 de abril, os médicos de todo o país irão – novamente – alertar a sociedade e a população usuária de planos de saúde sobre os baixos honorários e as interferências antiéticas praticadas pelas operadoras.

Articulado nacionalmente, o movimento dos médicos culminou em dois grandes protestos – em 7 de abril e 21 de setembro – ambos em 2011. Além de levar a público o debate, as entidades médicas iniciaram um profícuo processo de negociação com várias operadoras em todos os estados.

Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acenou com a possibilidade de atuar na criação de parâmetros mais adequados de contratualização entre médicos e planos de saúde.

Em que pesem os esforços das empresas que aceitaram o diálogo com os médicos, ofereceram reajustes e apresentaram cronograma de pagamento, as principais reivindicações não foram, até o momento, atendidas.

No dia 25 de abril, em sinal de advertência, os médicos vão reiterar a necessidade de:

· Reajuste de honorários de consultas e procedimentos, com recuperação das perdas financeiras dos últimos anos.

· Definição, pela ANS, de nova forma de contratualização, dentre outros pontos, com inserção de critérios de reajuste, com índice definido e periodicidade máxima de 12 meses, e com previsão de negociação coletiva, além da inclusão de critérios de credenciamento, descredenciamento, glosas e outras situações que configuram interferência na autonomia do médico.

· Adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para o processo de hierarquização.

Neste sentido, solicitamos às operadoras de planos de saúde que retomem a negociação com as entidades médicas a partir dos parâmetros aqui apresentados.

Atenciosamente,
Comissão Estadual de Honorários Médicos 

Rio Grande do Norte

Além dos planos de saúde, os médicos das redes estadual e municipal de Natal também vão parar durante 24h todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do Rio Grande do Norte.

Após o dia de paralisação os médicos do Estado se reúnem em assembleia no Sinmed para definir o encaminhamento da campanha salarial, pois será a data limite para as negociações com Governo do Estado.

 

whatsapp button